Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FINANÇAS!

PSG se torna clube com maior poder financeiro do mundo, diz estudo

Clube francês ultrapassou o Manchester City, que liderou o ranking nas duas últimas edições

Izabella Macedo Publicado em 14/02/2020, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Depois de ultrapassar o Manchester City, PSG se torna o clube com mais poder financeiro do mundo - GettyImages
Depois de ultrapassar o Manchester City, PSG se torna o clube com mais poder financeiro do mundo - GettyImages

O Paris Saint-Germain tem mais um motivo para se orgulhar. Segundo o relatório divulgado pela Soccerex, os franceses ultrapassaram o Manchester City e agora são o clube com maior poder financeiro do mundo.

Nas duas últimas edições, os Citizens lideravam o ranking, no entanto, neste ano, caíram para a segunda colocação. Bayern de Munique, Tottenham e Real Madrid completam o top-5.

Dos 30 primeiros da lista, 80% dos clubes citados como sendo os que mais tem poder financeiro no mundo, são da Europa. Os únicos Sul-Americanos que aparecem no top-100 são River Plate e Boca Juniors, na 91ª e 95ª posições, respectivamente.

Para o cálculo do ranking, cinco aspectos foram avaliados: o valor do elenco, ativos tangíveis - como ter estádio próprio, centro de treinamento e outras propriedades -, dinheiro em caixa, potencial de investimento do dono e a dívida líquida.

A partir do cálculo desses fatores um índice é formado e os clubes são ranqueados. Nos últimos anos, o PSG diminuiu a sua dívida e aumentou a arrecadação. No entanto, apesar de ter o elenco mais valioso do mundo, o City viu sua dívida crescer e dessa forma, perdeu a primeira colocação.

Levando em conta a capacidade de investimento, os gigantes espanhóis ficaram um pouco mais atrás, já que nenhum deles tem um proprietário para investir no time. Mesmo assim, o Barcelona, que está na 12ª posição, ainda foi indicado como o clube com maior faturamento do mundo, de acordo com o estudo do Deloitte.

Neste ano, o Brasil não possui nenhum representante. A grande dívida líquida da maioria dos times brasileiros e a falta de investimento de um dono são dois dos principais fatores que podem explicar a ausência de equipes nacionais.

Confira o ranking.

Foto: Soccerex

5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.