Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BORUSSIA DORTMUND

Jovens do Borussia Dortmund chamam a atenção do futebol mundial

Nomes como Erling Haaland, Jadon Sancho, Jude Bellingham, Reinier e Gio Reyna seguem se destacando na temporada

Damaris Andrade Publicado em 21/11/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores jovens se destacam no Borussia Dortmund - Getty Images
Jogadores jovens se destacam no Borussia Dortmund - Getty Images

O Borussia Dortmund é um dos maiores clubes do futebol mundial, com títulos como a Champions League, Recopa Europeia e Copa Intercontinental em seu currículo. Grandes nomes como Pierre-Emerick Aubameyang, Christian Pulisic e Ciro Immobile já passaram pela equipe alemã e hoje fazem sucesso na Europa.

Mas o Borussia Dortmund também é responsável por apresentar ao mundo jovens jogadores que se tornaram ídolos do futebol, como Marco Reus, Mats Hummels e Mario Gotze. Até um dos maiores artilheiros do rival, Bayern de Munique, Robert Lewandowski se destacou vestindo a camisa amarela e preta.

E a atual equipe do Borussia Dortmund não é diferente. Mesmo com jogadores experientes na equipe, quem tem chamado a atenção são os mais jovens. Talvez o que tem recebido o maior destaque da mídia mundial é Erling Haaland, de 20 anos.

Mesmo com a pouca idade, o jogador norueguês já carrega diversos recordes. Haaland superou Kylian Mbappé, Raúl, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e precisou de apenas sete partidas na Champions League para marcar dez gols. Além disso, foi o primeiro atleta da história das cinco principais ligas da Europa a marcar seus cinco primeiros gols em menos de uma hora de jogo. 

Haaland também é o primeiro jogador da Bundesliga a marcar sete gols nos três primeiros jogos. O norueguês começou a fazer história no Molde FK, seu primeiro clube profissional, onde tem 20 gols em 50 jogos. Em sua segunda equipe, o RB Salzburg, os números são ainda mais impressionantes, com 29 gols em 27 partidas.

No Borussia Dortmund, Erling Haaland tem 27 gols em 29 jogos, além de ser responsável por seis assistências. E quem tem se destacado ao lado do norueguês é Jadon Sancho, que também tem 20 anos. O inglês chegou a jogar nas categorias de base do Manchester City, mas se transferiu para o Sub-19 do Borussia Dortmund.

Com a equipe alemã, Jadon Sancho já fez 108 partidas e marcou 36 gols, mas é nas assistências que o inglês brilha. Foram 47 assistências com a camisa do Borussia Dortmund, e a boa fase do jogador fez com que clubes como Manchester United se interessassem nele.

Outro inglês que tem brilhado no Borussia Dortmund é Jude Bellingham, o mais novo desta lista. Aos 17 anos o meia se destacou no Birmingham City e chamou a atenção do clube alemão, que como podemos ver, tem histórico em investir em jovens jogadores.

Desde sua estreia com o Borussia Dortmund, Jude Bellingham fez 11 partidas, marcou um gol e deu duas assistências. Isso fez com que Gareth Southgate, técnico da Seleção da Inglaterra, convocasse o meia para as duas últimas partidas da Liga das Nações da UEFA em 2020, fazendo dele o terceiro jogador mais jovem a estrear pelos Three Lions, atrás somente de Theo Walcott e Wayne Rooney.

Quem também está fazendo história pela seleção é o americano Giovanni Reyna. Aos 18 anos, o meia se tornou o terceiro jogador mais jovem a marcar pela Seleção dos Estados Unidos. O gol veio na vitória por 6 a 2 contra o Panamá nesta segunda-feira, 16, em um amistoso. 

Gio Reyna (18 anos e 3 dias) está atrás somente de Juan Agudelo, que tinha 17 anos e 359 dias quando balançou as redes pela Seleção Norte-Americana e Christian Pulisic, com 17 anos e 253 dias quando marcou seu primeiro gol pelo país. E podemos lembrar que este último nome também é um velho, mas nem tão velho assim, conhecido do Borussia Dortmund.

Vale lembrar que Gio Reyna também jogou na equipe Sub-19 do Borussia Dortmund, e desde quando foi promovido ao time principal, foram três gols e sete assistências em 30 partidas. 

E a Alemanha também tem espaço para brasileiro!! Após se destacar no Flamengo e ser contratado pelo gigante Real Madrid, Reinier, de 18 anos, foi emprestado para o Borussia Dortmund em 2020. O meio-campista ainda não balançou as redes pelo clube amarelo e preto, mas já participou de sete partidas, somando 105 minutos. 

Reinier também é um dos titulares da Seleção Olímpica, que tem como nomes Rodrygo e Matheus Cunha. Em amistoso contra a Coréia do Sul no último sábado, 14, o meia do Borussia Dortmund foi o autor de um dos gols da vitória por 3 a 1. 

Na Bundesliga, o Borussia Dortmund está em terceiro lugar após duas derrotas e cinco vitórias, mas segue colado nos dois primeiros colocados, RB Leipzig e Bayern de Munique. A diferença de pontos é mínima e o campeonato ainda está no começo, ou seja, os jovens do clube Auri-Negro com certeza terão tempo para brilhar na competição.

Já na Champions League, o Borussia Dortmund é o líder do grupo após duas vitórias e uma derrota e marcou seis gols na competição. O próximo confronto será contra o Club Brugge em casa na terça-feira, 24, e a equipe busca manter a liderança e avançar para as oitavas de final.