Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / "QUERO VIVER LIVRE"

Jogador de futebol tcheco se assume gay: “Não quero mais me esconder”

Aos 27 anos de idade, Jakub Jantko, jogador tcheco do Sparta Praga, revelou ser gay em suas redes sociais, combatendo os preconceitos e estigmas que o futebol carrega

Redação Publicado em 13/02/2023, às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogador tcheco assume ser gay - Getty Images
Jogador tcheco assume ser gay - Getty Images

Nesta segunda-feira, 13, o meio-campista Jakub Jankto, que atualmente joga pelo Sparta Praga, se assumiu gay. Por meio de suas redes sociais, o jogador que acumula passagens pela Udinese, Sampdoria e Getafe, fez o anúncio e ganhou apoio do clube e de torcedores. Por mais que seja um assunto que deve ser normalizado, ainda segue sendo um tabu grande no meio do futebol.

“Olá, eu sou Jakub Jankto. Como todos, tenho minhas forças, minhas fraquezas. Tenho minha família e meus amigos. Tenho meu trabalho, que há anos faço o melhor que posso com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todos, só quero viver minha vida em liberdade, sem medos, sem violência, mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder “, desabafou o atleta.

Após o anúncio, o Sparta Praga, atual clube do jogador, expressou seu apoio e respeito pelo atleta. Tratando de uma decisão difícil de lidar no meio futebolístico, outros grandes nomes do esporte mandaram mensagens para Jankto. Bruno Fernandes, português que jogou na Udinese assim como o tcheco, foi um dos craques que se solidarizaram.

"Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o resto é sobre sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa", escreveu o Sparta Praga em suas redes sociais.

Jantko atuando pela seleção da República Tcheca (Crédito: Getty Images)
Jantko atuando pela seleção da República Tcheca (Crédito: Getty Images)

Além do clube tcheco, outras grandes equipes se manifestaram na publicação de Jankto. Barcelona, Real Madrid, Juventus e PSV foram alguns dos times que interagiram com o jogador. Por fim, grandes empresas e marcas que trabalham com futebol mandaram recados pela coragem do meio-campo.