Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / OBJETIVO!

Destaque na Romênia, brasileiro tenta levar seu time à Conference League

Desde 2016 no futebol europeu, onde passou por três times da Finlândia, Jair Tavares realiza sua primeira temporada na Romênia e busca vaga na Conference League

Redação Publicado em 20/03/2023, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasileiro busca vaga na Conference League - Gheorghe Fluster
Brasileiro busca vaga na Conference League - Gheorghe Fluster

Com grande experiência no futebol europeu, o volante brasileiro Jair Tavares é um dos destaques do FC Petrolul, da Romênia, que tentará garantir uma vaga na Conference League da próxima temporada. A competição é a terceira mais importante em nível continental, e é de extrema importância para times que residem onde o futebol tem menor visibilidade.

Desde o ano passado na equipe, Jair já atuou em 28 partidas na temporada, tendo marcado três gols e uma assistência. No futebol romeno, os seis primeiros da primeira fase disputam vagas na Champions e na Liga Europa, sobrando para o restante o "playout", que é a segunda fase do sétimo em diante, que buscam a vaga na Conference League.

Nosso objetivo é nos manter em primeiro ou em segundo do playout. Para que assim possamos disputar uma vaga na UEFA Conference League, que é o nosso maior objetivo. Ao meu ver, começamos bem a competição e fizemos ótimas partidas. Mas na reta final acho que faltou um pouco mais de ousadia na equipe. O sentimento é um pouco de frustração. Sabemos que há outras grandes equipes no torneio também, mas fica aquele gostinho de que dava para entrar nos playoffs da liga. Perdemos várias oportunidades de poder estar entre os seis primeiros, mas assim é o futebol. Agora vamos focar nessa fase final”, contou o atleta. 

Formado nas categorias de base do Ituano, Jair pouco durou no Brasil depois de sua profissionalização, e acabou indo para a Finlândia, onde passou por três clubes nos últimos seis anos. Dessa forma, no meio de 2022 o jogador decidiu buscar novos ares e aceitar a proposta do Petrolul, no futebol da Romênia.

Roma é atual campeã do torneio
Roma é atual campeã do torneio / Créditos: Getty Images

No período em que tem atuado na Europa, o brasileiro também teve a oportunidade de participar das fases preliminares da Champions League e da Europa League, além de disputar a Conference League por duas temporadas seguidas. O jogador soma atualmente 156 jogos no futebol europeu.