Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RECOPA SULAMERICANA

Del Valle vence Flamengo nos pênaltis e é campeão da Recopa Sul-Americana

Em jogo dramático, Arrascaeta marcou no último minuto de jogo para levar a partida para a prorrogação; nas penalidades, o Del Valle levou a melhor e ficou com o título

Redação Publicado em 01/03/2023, às 00h29 - Atualizado às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Del Valle segura empate contra o Flamengo e garante título da Recopa Sul-Americana - Getty Images
Del Valle segura empate contra o Flamengo e garante título da Recopa Sul-Americana - Getty Images

Nesta terça-feira, 28, o Flamengo recebeu o Independiente Del Valle, no Maracanã, pelo jogo de volta da grande decisão da Recopa Sul-Americana. Os equatorianos venceram o jogo de ida, por 1 a 0, o que fez com que os cariocas jogassem precisando de uma vitória por, pelo menos, dois gols de diferença, para conquistarem o título.

Em um primeiro tempo conturbado, marcado pela atuação confusa da arbitragem, o Flamengo conseguiu ser superior e criou boas chances para abrir o placar, mas acabou parando na defesa. A rede foi balançar apenas no fim do segundo tempo, quando Arrascaeta marcou, para levar o jogo para a prorrogação e consequentemente para os pênaltis, onde o Del Valle conseguiu a vitória e conquistou o título!

Vítor Pereira deveria ser demitido do Flamengo? Vote abaixo: 

Vítor Pereira deveria ser demitido do Flamengo?

  • Sim, Vítor Pereira deveria ser demitido (Crédito: GettyImages)
  • Não, Vítor Pereira não deveria ser demitido (Crédito: GettyImages)
Arrascaeta comemora gol do Flamengo (Getty Images)

O JOGO

1º TEMPO

Precisando construir o resultado em casa após a derrota no jogo de ida, o Flamengo se lançou ao ataque desde o início do jogo e deu trabalho para a defesa do Independiente Del Valle. Aos 16 minutos da primeira etapa, Pedro balançou as redes após aproveitar sobra da finalização de Ayrton Lucas, mas o centroavante estava em posição de impedimento e o gol foi anulado.

No decorrer do jogo, o rubro-negro teve a trave como empecilho. Primeiro aos 30 minutos, com cabeçada de Thiago Maia que explodiu no poste direito, e depois aos 31, com testada de Ayrton Lucas que pegou no travessão. O time carioca pressionou bastante, mas não conseguiu atravessar a forte defesa montada pelos equatorianos.

Na reta final, já nos acréscimos, o Mengão voltou a levar perigo com um chute de Varela, já aos 51 minutos, que obrigou Ramírez a realizar grande defesa com o pé esquerdo. Depois, aos 52, Arrascaeta acertou cabeçada, que passou rente à trave esquerda da meta.

2º TEMPO

Já na segunda etapa, o Flamengo diminuiu o ritmo em comparação ao primeiro tempo e apelou para o “abafa”. Sem conseguir criar grandes chances durante os 45 minutos e sob os gritos de "time sem vergonha" que vinham das arquibancadas, o Mengão conseguiu balançar as redes no último minuto de jogo.

Gabigol cruzou da direita para o segundo pau, Everton Cebolinha dominou no peito e rolou para o meio da área, onde Arrascaeta apareceu livre entre os zagueiros, para empurrar para as redes, levar o Flamengo à prorrogação e dar esperança ao torcedor no Maracanã.

PRORROGAÇÃO

Na prorrogação, os times começaram a sentir o cansaço, passaram a ser menos objetivos mas o Flamengo é o claro favorito a fazer o próximo gol. Com Everton Cebolinha e Matheus Gonçalves como os jogadores mais incisivos nesta etapa, o Flamengo ameaça, mas não consegue converter. Ao final do tempo extra, a decisão se encaminhou para as cobranças de pênaltis.

PÊNALTIS

Na disputa de pênaltis, Arrascaeta desperdiçou a primeira cobrança do Flamengo, que foi defendida pelo goleiro Ramírez. Os equatorianos, por sua vez, acertaram todas as suas cobranças e ficaram com o título. 5 a 4!