Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO BRASIL!

Copa do Brasil: olha a zebra! Confira os times que já surpreenderam no torneio

Saiba quais foram as zebras que surpreenderam na Copa do Brasil

Redação Publicado em 01/06/2021, às 14h41 - Atualizado às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira as zebras que surpreenderam na Copa do Brasil - GettyImages
Confira as zebras que surpreenderam na Copa do Brasil - GettyImages
A Copa do Brasil é o torneio mais charmoso do futebol nacional. Englobando cerca de 92 times, a competição, depois do Brasileirão, é a mais disputada no território canarinho e também é a que dá mais brecha para que uma zebra surpreenda e seja campeã do torneio. 
Por ter um caráter eliminatório e ser decidida em apenas dois jogos em cada fase e, dependendo da altura do torneio apenas uma partida, a Copa do Brasil dá espaço para que os times considerados zebras possam levar o troféu para casa. Atualmente, além do título, o torneio também representa parte importante nas finanças dos clubes brasileiros. 
Desta forma, seja um time de série A ou de série C, estar na Copa do Brasil representa muito para os clubes, tanto para o fluxo de caixa como também para seu fortalecimento como marca no futebol nacional. Com isso, times como Asa de Arapiraca, Paulista, Criciúma e tantos outros considerados zebras, acabaram se aproveitando da oportunidade para serem campeões. 
Com as fases mais agudas da Copa do Brasil chegando, o SportBuzz separou algumas equipes que foram campeãs do torneio, mas antes de cada edição eram vistas como zebras. Confira cinco momentos que foram inesquecíveis para o futebol brasileiro na competição mais charmosa do país. 

1991 - CRICIÚMA! 

Conhecido como o "Esquadrão Imortal", o Criciúma fez história na Copa do Brasil de 1991. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, que ainda era desconhecido em território nacional, os catarinenses eliminaram clubes como Atlético-MG, Goiás e Remo até chegar a decisão do torneio.
Na grande final, o Criciúma teve pela frente o Grêmio, com dois empates em 1 a 1 na ida e 0 a 0 na volta, o time de Felipão jogou com o regulamento embaixo do braço e levou a Copa do Brasil para a sua sala de troféus. 

1999 - JUVENTUDE! 

Um dos times inesquecíveis e que foi considerado como zebra da Copa Brasil de 1999, acabou sendo o Juventude. A equipe gaúcha, antes de chegar na final, goleou o Fluminense nas oitavas, eliminou o Corinthians nas quartas, passou pelo Bahia nas semifinais e chegou até a final para enfrentar o Botafogo. 
Contra o Glorioso, o Juventude venceu por 2 a 1 na primeira partida e, em pleno Maracanã, segurou os rivais cariocas e levou o título da Copa do Brasil com um empate por 0 a 0. Desta forma, os gaúchos acabaram, além da conquista do torneio, conseguindo uma vaga para a Libertadores de 2000. 

2004 - SANTO ANDRÉ! 

Uma das grandes surpresas da Copa do Brasil com toda certeza foi o Santo André. Em 2004, a equipe do "ABC paulista", conseguiu levar o título da competição e eliminar times como Palmeiras e Atlético-MG até chegar a final do campeonato, quando enfrentou o Flamengo. 
Nos dois jogos diante dos rivais cariocas, o Santo André mostrou uma grande força para superar todo o favoritismo colocado em cima dos rubro-negros.  No confronto de ida, os paulistas empataram por 2 a 2 no Palestra Itália e depois conquistaram a competição com uma vitória histórica em cima do Flamengo, no estádio do Maracanã, por 2 a 0. 

2005 - PAULISTA!

O Paulista até os dias de hoje é considerado uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil. Em 2005, o time comandado por Vagner Mancini eliminou logo de cara o Juventude, depois, nas fases seguintes, enfrentou Botafogo, Internacional, Figueirense e Cruzeiro. 
A equipe de Jundiaí passou por todos os rivais e chegou à final para encarar o Fluminense. Contra o Tricolor das Laranjeiras, o Paulista venceu por 2 a 0 em seus domínios e, no estádio de São Januário, empatou com os adversários cariocas para levar o título da competição. 

2008 - SPORT!

O Sport foi outro clube que surpreendeu na Copa do Brasil. O Leão da Ilha teve pela frente Palmeiras, Internacional e Corinthians no torneio e acabou levando o título da competição para Pernambuco. Sob o comandou de Carlinhos Bala, os rubro-negros conseguiram uma grande virada diante do Timão na decisão do torneio. 
Realizada em duas partidas, na primeira o Sport perdeu para o Corinthians por 2 a 1. No jogo de volta, realizado na Ilha do Retiro, os pernambucanos venceram os paulistas por 3 a 0 e conquistaram pela primeira vez na história do clube a Copa do Brasil.