Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / IMORTAL!

Caso vença a Copa do Brasil, Grêmio alcançará seu sexto título e se igualará ao Cruzeiro como maior campeão da competição

Relembre um pouco os títulos anteriores do tricolor gaúcho

Lucas Cesare Publicado em 25/02/2021, às 16h09 - Atualizado às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grêmio comemorando título da Copa do Brasil 2016 - Getty Images
Grêmio comemorando título da Copa do Brasil 2016 - Getty Images

Com a classificação para a final da Copa do Brasil 2020, o Grêmio chega à sua nona decisão do torneio, desempatando com o Cruzeiro e se tornando o clube que mais vezes disputou finais da competição. O tricolor gaúcho participou de 27 edições do campeonato, tendo média de uma final a cada três vezes que o disputa, fazendo jus à sua fama de time “copeiro”.

A equipe do Rio Grande do Sul é pioneira quando o assunto é Copa do Brasil, sendo o primeiro time a se sagrar campeão logo em sua primeira edição, em 1989.

O time comandado por Renato Gaúcho garantiu sua classificação para a final deste ano após derrotar o São Paulo na semifinal e enfrentará o Palmeiras, que se classificou passando pelo América-MG. O primeiro jogo da final será dia 28 de fevereiro na Arena do Grêmio, enquanto a decisão ficou para o dia sete de março, no Allianz Parque.

Títulos do Grêmio na Copa do Brasil:

1989 – Grêmio x Sport

A primeira conquista do clube gaúcho veio de maneira invicta, na decisão diante do Sport Recife. Nas semifinais o Grêmio tinha atropelado o Flamengo, enquanto o Sport se classificou após vencer o Goiás. A primeira partida da decisão, na Ilha do Retiro, teve apenas um empate sem gols, levando a decisão para o Estádio Olímpico. Na tarde do dia 2 de setembro de 1989, com gols de Assis e Cuca, o time do capitão Edinho vencia os pernambucanos por 2 a 1, e levantava a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.

1994 – Grêmio x Ceará

O Bicampeonato do Grêmio se deu também de maneira invicta, dessa vez contra o Ceará, mais um time nordestino. O primeiro jogo da decisão foi no dia 7 de agosto, no Castelão, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari segurou o empate sem gols, levando novamente a decisão para sua casa, o Estádio Olímpico. Apenas três dias depois da primeira partida as equipes se enfrentaram de novo, com o time da casa derrotando os visitantes por 1 a 0 e garantindo a taça. O gol do título foi marcado pelo atacante Nildo, logo no início da partida. O título da Copa do Brasil garantiu aos gaúchos vaga na Libertadores de 1995, a qual se sagraram campeões.

1997 – Grêmio x Flamengo

O tricampeonato invicto foi garantido em cima do Flamengo em uma decisão mais dura que as anteriores. No primeiro jogo, no Olímpico, empate em 0 a 0 muito comemorado pelos rubro-negros, que colocaram mais de 95 mil torcedores no jogo da volta, no Maracanã. No segundo confronto o Grêmio saiu na frente ainda no primeiro tempo com gol de João Antônio. O Flamengo conseguiu a virada na segunda etapa e só precisava garantir o resultado. Mas, faltando dez minutos para terminar, Roger cruzou da esquerda e Carlos Miguel mandou para as redes empatando o jogo em 2 a 2. Este resultado garantiu o título aos gremistas por conta dos gols marcados fora de casa.

2001 – Grêmio x Corinthians

Em 2001 o Grêmio chegou ao tetracampeonato, mas dessa vez, diferente das anteriores, não foi de maneira invicta. Os tricolores chegaram à final contra o Corinthians após deixar o Coritiba para trás nas semifinais, enquanto o time paulista derrotou a Ponte Preta. No primeiro jogo, no Estádio Olímpico, como nos títulos anteriores, mais um empate, porém, dessa vez em 2 a 2, depois de sair perdendo por 2 a 0. A final foi no dia 17 de junho, no Estádio do Morumbi, onde o Grêmio aplicou um belo 3 a 1 e bateu o time paulista tornando-se o 1º Tetracampeão da Copa do Brasil.

2016 – Grêmio x Atlético-MG

O quinto e último título do tricolor gaúcho até aqui veio em 2016 contra o Atlético Mineiro. Diferentemente das outras ocasiões em que foi campeão, o Grêmio venceu logo a primeira partida por 3 a 1, em pleno Mineirão, Pedro Rocha duas vezes e Everton Cebolinha uma marcaram os tentos gremistas, enquanto Cazares fez o único gol do galo no jogo. Com a boa vantagem criada na primeira partida, o empate por 1 a 1 no jogo da volta, na Arena do Grêmio, foi o suficiente para garantir o quinto caneco do tricolor.