Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXCLUSIVO

Casagrande fala de polêmica com jogadores após morte de Pelé

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Walter Casagrande Jr. explicou as críticas que fez aos jogadores e ex-jogadores da Seleção Brasileira após a morte de Pelé, o Rei do Futebol

Redação Publicado em 06/01/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casagrande fala de polêmica com jogadores após morte de Pelé - Reprodução/ SportBuzz
Casagrande fala de polêmica com jogadores após morte de Pelé - Reprodução/ SportBuzz

A ausência de representantes do futebol brasileiro, principalmente dos campeões mundiais, no velório de Pelé chamou a atenção dos torcedores. O lendário jogador, que morreu no último dia 29 de dezembro, foi velado no gramado da Vila Belmiro, estádio do Santos, em cerimônia que durou 24 horas ente os dias 2 e 3 de janeiro.

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, o comentarista Walter Casagrande Jr. comentou sobre a falta de representantes das seleções campeãs do mundo em 1994 e 2002. O ex-jogador justificou sua “cobrança” que fez aos ídolos brasileiros.

Assista à entrevista na íntegra:

“O que eu digo é o seguinte: as pessoas podem ir ou não ir, não é uma obrigação. Cada um cuida do seu lado emocional. Eu não fui e expliquei o motivo, vários outros estavam com a família em algum lugar e não dava para ir [ao velório do Pelé]. Está tudo certo. Não é uma cobrança, mas um representante [de cada seleção campeã mundial pelo Brasil] tinha que ter ido”, disse Casagrande, que explicou ao SportBuzz que evita ter recaídas emocionais e, por isso, não comparece em velórios.

“Eu e o Neto não estamos falando que todos os jogadores deveriam ter ido, mas tinha que ter um representante [das seleções campeãs] de 94 e de 2002, e tinha que ter representante dessa última Copa [do Mundo]. O Pelé morreu [11 dias] depois da Copa. E não tem ninguém para representar o time de 2022? Nem de 94 e 2002?”, acrescentou. 

Jogadores do Santos compareceram no velório de Pelé
Jogadores do Santos compareceram no velório de Pelé (Crédito: GettyImages) 

Atleta do Século, Pelé estava internado desde o fim de novembro e morreu no último dia 29 de dezembro, em São Paulo, aos 82 anos de idade. O atestado de óbito divulgado pelo hospital apontou que o lendário jogador brasileiro faleceu por por insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.

Pelé foi sepultado na tarde da última terça-feira, 3, no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral paulista. O velório, que foi aberto ao público, durou 24 horas e foi realizado no centro do gramado da Vila Belmiro. Depois, o corpo do ídolo santista foi carregado em um cortejo de três horas e meia pelas ruas da cidade.

Durante a cerimônia, jogadores e ex-jogadores passaram pela Vila Belmiro para a despedida do Rei. Entre os campeões mundiais pela Seleção Brasileira, compareceram apenas os ex-volantes Clodoaldo (Copa de 1970) e Mauro Silva (Copa de 1994). Vale lembrar que Pelé é tricampeão da Copa do Mundo.

A ausência de campeões mundiais pelo Brasil foi amplamente comentada por torcedores nas redes sociais e nos programas esportivos. O ex-jogador Neto e o próprio Casagrande foram um dos maiores críticos pela falta de representantes dos times que conquistaram títulos de Copa do Mundo pela seleção. 

São 22 e jogadores. Não tinha ninguém para pedir que falassem em nome [das seleções] do penta e do tetra? O que aconteceu não foi legal. Acho que não pensaram bem sobre o peso que seria [a atitude], da representatividade”, disse Walter Casagrande Jr.

“Pelé é o tricampeonato. Depois dele só ganharam em 1994 e 2002. Não tinha um representante de cada seleção para reverenciar o Rei do Futebol, o Atleta do Século?”, continuou Casagrande antes de completar: “A crítica é em cima de uma falta de representatividade [das seleções] de 94 2002. Não é em cima de que todos os jogadores tinham que ter ido ao velório”.