Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXCLUSIVA

Casagrande: “Tite foi submisso aos jogadores da seleção”

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Walter Casagrande Jr. criticou as escolhas de Tite e apontou os erros do treinador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022

Redação Publicado em 05/01/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casagrande: “Tite foi submisso aos jogadores da seleção” - GettyImages
Casagrande: “Tite foi submisso aos jogadores da seleção” - GettyImages

Na Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Seleção Brasileira comandada pelo técnico Tite foi eliminada nas quartas de final da competição, após a amarga derrota nos pênaltis para a Croácia. Para o comentarista Walter Casagrande Jr., faltou liderança ao Brasil para segurar o resultado depois de abrir o placar.

Depois do empate sem gols no tempo regular, a partida que definiria o primeiro semifinalista do Mundial foi para a prorrogação. O Brasil abriu o placar no primeiro tempo extra, mas sofreu o empate nos minutos finais da segunda etapa. A vaga foi decidida nos pênaltis, e a seleção europeia levou a melhor.

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Casagrande apontou os erros de Tite durante o último Mundial e afirmou que viu o treinador submisso aos jogadores da Seleção Brasileira, como Daniel Alves e Thiago Silva, além de Neymar.

Assista a entrevista na íntegra:

“O Tite, na minha opinião, mostrou que não tem liderança. Ele é um ótimo treinador, teve um trabalho maravilhoso do Corinthians, mas não fez o mesmo na Seleção Brasileira. O Brasil seria o primeiro colocado em Eliminatórias com qualquer outro treinador”, começou o comentarista.

“Eu acho que ele foi submisso aos jogadores. Não tinha como andar adiante. O Tite foi submisso ao Daniel Alves, ao Neymar e ao Thiago Silva. É a visão que eu tenho. Não sei se lá dentro é assim, mas a visão que passam para nós é essa”, completou.

Casagrande, no entanto, ponderou sobre apontar um culpado pela queda do Brasil: “Não tem responsável [pela eliminação do Brasil na Copa do Muno]. Quando você joga um esporte coletivo, todo mundo falhou em alguma coisa. Faltou liderança, sem dúvida, fora e dentro do campo. Faltou uma liderança, por exemplo no jogo contra a Croácia, que falasse para o time: ‘acabou o jogo, não vamos deixar a Croácia tocar mais na bola, faltam apenas 15 minutos’”.

Casagrande conversou com o SportBuzz
Casagrande conversou com o SportBuzz (Crédito: Reprodução/ Instagram) 

Mais críticas a Tite

Na partida das quartas de final da Copa do Mundo, contra a Croácia, o Brasil foi derrotado por 4 a 2 nos pênaltis. Rodrygo, o primeiro batedor, e Marquinhos, o último, desperdiçaram as cobranças. Casagrande não poupou críticas ao técnico Tite pela postura em campo.

“Aquela cena, depois do pênalti perdido pelo Marquinhos [o quarto e último batedor do Brasil nas cobranças], em que o Tite foi embora... O primeiro cara que tinha que ir lá abraçar o Marquinhos era o Tite. Por que o Neymar não bateu o quarto pênalti no lugar do Marquinhos? Não pode guardar o melhor o melhor batedor para o último pênalti se você não sabe se o último pênalti vai acontecer”, avaliou Walter Casagrande Jr. 

E a escalação de Daniel Alves?

“Eu acho que o Tite convocou mal. A presença do Daniel Alves não foi positiva, muito pelo contrário, foi negativa. Eu vejo que 90% [das pessoas] eram contra a convocação dele. Eu levaria o Marcos Rocha, do Palmeiras, bicampeão da Libertadores, acabou de ser campeão brasileiro e foi campeão da Copa do Brasil; ganhou todos os títulos com o Abel Ferreira. Poderia ter sido [convocado] o Emerson Royal, que está no Tottenham. São jogadores mais jovens ou com quase a mesma idade, mas que estavam em atividade. O lance é estar em atividade. Na Copa do Mundo, você joga contra pessoas que estão 100% fisicamente, super treinadas, e não dá para ter o privilégio de ter um jogador de 39 anos e que não joga bem há quatro anos. 

Contra Camarões, o próprio Tite viu que não dava para confiar na parte física e técnica do Daniel Alves. Ele [Tite] levou um cara que todo mundo sabia que não ia ter função, não ia ser útil. Errou”.