Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Austrália elimina Canadá e vai às oitavas; Nigéria também avança

Em duelo direto, a Austrália atropelou o Canadá e conquistou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina; Nigéria também confirmou a vaga

Gabriela Santos Publicado em 31/07/2023, às 09h01 - Atualizado às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Austrália elimina Canadá e vai às oitavas; Nigéria também avança - GettyImages
Austrália elimina Canadá e vai às oitavas; Nigéria também avança - GettyImages

Ainda sem poder contar com Sam Kerr, a Austrália goleou o Canadá por 4 a 0 nesta segunda-feira, 31, no Aami Park, e avançou às oitavas de final da Copa do Mundo. Em duelo direto pela classificação, as donas da casa não deram chances às atuais campeãs olímpicas e confirmaram o triunfo com gols de Hayley Raso (duas vezes), Mary Fowler e Stephanie Catley (pênalti). 

Anfitriã do Mundial Feminino de 2023, a seleção australiana entrou em campo na terceira colocação do Grupo B, precisando somente da vitória para se garantir na próxima fase do torneio. As canadenses poderiam empatar para avançar, mas não tiveram chances contra a Austrália.

Agora classificada, a Austrália chegou aos seis pontos e garantiu a primeira colocação da chave. A equipe aguarda a definição da segunda colocada do Grupo D (Inglaterra, Dinamarca ou China) para conhecer a próxima seleção adversária. O confronto das oitavas está marcado para a próxima segunda-feira, 7, às 7h30 (horário de Brasília).

Aos 48 minutos, a arbitragem assinalou o pênalti a favor das australianas por pisão de Fleming em Gorry. Stephanie Catley foi para a cobrança, chutou de canhota e mandou no canto direito de Sheridan: 4 a 0. Goleada das Matildas.

Os gols

A Austrália precisou de 10 minutos de jogo para abrir o placar no Aami Park. No lance, Catley carregou a bola para a linha de fundo e cruzou rasteiro na direção de Hayley Rado, que aproveitou o rebote do desvio de Gilles e mandou rasteiro no canto direito do gol. No primeiro momento, a bandeirinha assinalou impedimento, mas o gol foi validado após revisão do VAR: 1 a 0.

A seleção australiana chegou a balançar as redes novamente aos 33 minutos da primeira etapa, com gol de Mary Fowler, mas o tento foi anulado por impedimento de Carpenter. A Austrália não se abalou com a decisão e voltou a marcar aos 38, com novo gol de Raso: após escanteio batido por Cooney-Cross, Sheridan falhou e a bola sobrou para Hayley Raso finalizar. Seleção anfitriã amplia: 2 a 0.

O terceiro gol das Matildas foi marcado aos 12 minutos do segundo tempo, com a jovem Mary Fowler. Após boa jogada de Foord, a camisa 11 recebeu em liberdade e chutou mascado para mandar no fundo das redes. A bola bateu na trave antes de entrar: 3 a 0.

Fowler comemora gol contra o Canadá
Fowler comemora gol contra o Canadá (Crédito: GettyImages) 

Nigéria empata com Irlanda, mas avança às oitavas

No outro confronto do Grupo B, a Nigéria ficou no empate por 0 a 0 diante da Irlanda, no Brisbane Stadium. A seleção africana começou a terceira e última rodada como líder da chave, mas precisava da vitória para confirmar a primeira colocação. Com o resultado, as nigerianas chegaram aos cinco pontos e avançaram às oitavas de final na segunda colocação.

Nigéria e Irlanda empataram pelo Grupo B
Nigéria e Irlanda empataram pelo Grupo B (Crédito: GettyImages)