Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SERÁ?

Athletico-PR: Felipão usa tom de despedida após exaltar classificação

Athletico-PR eliminou o Estudiantes da Libertadores com um gol anotado nos acréscimos, e colocou o experiente treinador novamente na semifinal

Redação Publicado em 12/08/2022, às 06h55 - Atualizado às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Treinador do Athletico-PR, Felipão - GettyImages
Treinador do Athletico-PR, Felipão - GettyImages

O Athletico-PR superou o Estudiantes na noite desta quinta-feira, 11, por 1 a 0, com um gol que chegou somente nos acréscimos da partida, e que foi responsável por levar o técnico Felipão novamente para a semifinal da Libertadores. Para se ter uma ideia, essa foi a sexta vez que o treinador se tornou semifinalista da principal competição sul-americana.

Em sua carreira mais do que vitoriosa, Felipão já esteve a um passo do título do torneio em duas oportunidades com o Grêmio, sendo em 1995 e 1996, e três com o Palmeiras, em 1999, 2000 e 2018. Nessa caminhada toda, o comandante já faturou dois títulos, sendo que um foi com cada time, em 1995 e 1999, além de ter sido vice com o time Alviverde em 2000.

Canal - SportBuzz

No entanto, apesar de marcos tão importantes na carreira, o técnico do Athletico-PR viu a classificação nesta semana de forma mais especial, e apontou este como um dos melhores momentos já vividos em sua trajetória como treinador. O Furacão ficou com a vaga na semifinal depois de ter vencido com o gol de Vitor Roque, aos 50 minutos do segundo tempo.

"Para mim, que já tenho a minha ida terminada no fim do ano praticamente, digo que foi uma das vitórias mais emblemáticas de toda a minha carreira. Muito contente, muito satisfeito em terminar como a gente está terminando. É muito bom, só tenho a agradecer esse pessoal", disse o comandante antes de completar.

Athletico-PR x Estudiantes em campo na Libertadores
Athletico-PR x Estudiantes em campo na Libertadores (Crédito: GettyImages)

"Hoje é um dia especial para mim. Ao final de uma carreira eu estou levando junto com esse pessoal o Athletico para uma posição que me foi solicitada pelo presidente, sonhando com isso. O sonho deles continuará através dessa classificação na Libertadores", comemorou Felipão, que agora terá o Palmeiras pela frente na próxima fase da competição sul-americana.

A "despedida"

A questão do "tom de despedida" utilizado por Felipão na coletiva se dá pelo fato de que o treinador, hoje com 73 anos, foi contratado pelo Athletico-PR para uma função de diretor técnico, e deve ficar no cargo de comandante até o final do ano, passando depois para um novo cargo. No entanto, até mesmo essa permanência como dirigente ele deixou em dúvida.

"O que vou dizer: dificilmente vou continuar. Se eu conseguir mais algum título com esse grupo, e nós vamos conseguir, está na hora de terminar também. A família está pedindo isso. Acho também que, com 73, 74 no fim do ano, não é que pese, mas deixa a gente cansado demais naquele banco, brigando com esse pessoal", apontou antes de concluir.

"Acredito eu que, 95%, termino no fim do ano. A gente coloca alguém da comissão como técnico e vai ficar por fora, se continuar. Não sei se minha família vai ainda deixar. Vontade a gente tem, mas pensa sobre isso", disse Felipão, que assumiu a equipe no começo de maio, substituindo o até então treinador fixo do time, Fabio Carille.

Em sua chegada, o treinador pegou o Furacão em um momento em que estava ameaçado de não conseguir avançar na fase de grupos da Libertadores e perto da zona de rebaixamento no Brasileirão. Desde então, ele conseguiu acumular bons resultados, passou na competição sul-americana, está nas quartas de final da Copa do Brasil e é o quarto colocado na Série A. 

"O torcedor deve se sentir muito feliz. Ele está vendo que nós estamos disputando com o adversário muitas vezes da forma de jogar dos adversários, mas eles são muito fortes. Hoje, se não fossemos fortes, não venceríamos. Temos que nos adaptar a uma ou outra situação. Nada como um pouco de experiência para passar para esse pessoal, porque eles querem. E quando querem, só um pouquinho de ajuda eles conseguem", disse.

"Quando chegamos no Athletico, o Athletico estava lá embaixo na classificação e precisava desse estímulo, dessa situação de acreditar mesmo naquilo que a gente fazia, e eles acreditaram. É bom de trabalhar assim porque eles acreditam. A gente monta e eles acreditam. Não fosse isso, hoje de novo não ganhava. Hoje não jogamos uma boa partida, mas competimos. Com isso a gente consegue superar alguma dificuldade", finalizou.

Desafio de peso na próxima fase

Agora, com a classificação conquistada, o Athletico-PR encara na semifinal o Palmeiras, com jogos marcados para os dias 30 de agosto e 6 de setembro. A primeira partida será na Arena da Baixada, e o confronto de volta, decisivo, acontece no Allianz Parque, em São Paulo. Na outra chave da competição, o Flamengo encara o Vélez Sarsfield.