Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ÍDOLOS!

Árbitro inglês aponta diferenças em apitar jogos de Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez; confira!

Mark Clattenburg disse que precisou se adaptar aos diferentes estilos dos craques

Izabella Macedo Publicado em 08/05/2020, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Árbitro inglês aponta diferenças em apitar jogos de Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez - GettyImages
Árbitro inglês aponta diferenças em apitar jogos de Cristiano Ronaldo, Messi e Suárez - GettyImages

Você sabia que além de se prepararem fisicamente e estarem afiados nas regras do futebol, os árbitros também precisam estudar o estilo de jogo dos atletas?

O objetivo é entender melhor a movimentação e também como lidar com alguns que tenham o emocional um tanto quanto instável.

Em entrevista ao Sportsmail, o árbitro inglês Mark Clattenburg contou, de forma detalhada, quais foram suas primeiras impressões quando teve a oportunidade de trabalhar em partidas junto com grandes nomes do futebol mundial.

O árbitro revelou curiosidades do estilo de jogo do português Cristiano Ronaldo, da Juventus, e da dupla de atacantes do Barcelona: Lionel Messi e Luis Suárez.

Sobre o CR7, Clattenburg ressaltou a capacidade do jogador em melhorar seu próprio jogo quando percebia que a equipe estava desmotivada.

"Admirei, acima de tudo, a sua capacidade de melhorar o seu jogo quando a equipe estava abaixo. Eu apitei jogos seus quando era um jogador jovem na Inglaterra, logo no Real Madrid e sempre entregou. Você sabia que estava compartilhando o campo com um jogador verdadeiramente único que poderia mudar o jogo em um instante", contou.

Para o árbitro, apitar um jogo estando tão perto de Lionel Messi era inacreditável, ainda mais porque facilmente perdia a bola de vista quando ela estava nos pés do argentino.

"Quando apitei pela primeira vez um jogo com Messi, realmente me comoveu. Estando tão perto, me lembro de ter pensado: 'Oh, meu Deus, isso é incrível'. Quando você apita, tem de normalmente olhar para a bola. Com ele, você podia, inclusive, perder a bola de vista, imagina como era para os defensores. Nunca se queixou, nunca disse nada. Tive que mudar a forma como analisava o jogo quando ele estava. Era tão hábil que os oponentes tratariam de detê-lo de diferentes maneiras, às vezes derrubando com o pé, às vezes com a parte superior do corpo", disse.

A primeira partida de Clattenburg com Luis Suárez já foi de se tirar o fôlego. O árbitro contou que em sua estreia ao lado do uruguaio, ele marcou nada mais, nada menos que quatro gols, o que o deixou muito impressionado.

"Minha primeira partida com ele foi pelo Ajax e ele marcou quatro gols. Quando cheguei em casa disse para os meus amigos: 'Que jogador, é incrível'. Tinha um lado sujo, como Diego Costa, mas com muito talento. Fiquei emocionado quando o Liverpool o contratou porque sabia que jogador incrível ele era. Ele sempre jogava no limite e você tinha que administrá-lo. Sempre falava em espanhol, mas, como já havia apitado em toda parte do mundo e sabia as palavras feias, sempre devolvia uma ou duas. Isso o surpreendia!", revelou.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.