Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RACISMO NA ESPANHA

Após novo caso de racismo, LaLiga cobra mudanças e pede punição

Em nota oficial divulgada, a LaLiga afirmou que se sente impotente com a falta de punição em casos de racismo em jogos da competição espanhola

Gabriela Santos Publicado em 23/05/2023, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após novo caso de racismo, LaLiga cobra mudanças e pede punição - GettyImages
Após novo caso de racismo, LaLiga cobra mudanças e pede punição - GettyImages

Envolvida em mais um caso de racismo contra Vinicius Jr, do Real Madrid, a LaLiga divulgou um comunicado nesta terça-feira, 23, alegando que vai reforçar o pedido para a agilidade e eficiência na luta contra casos de violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte.

A entidade que organiza o Campeonato Espanhol tomou a posição dois dias após o atacante brasileiro sofrer mais uma vez com ataques de torcedores rivais em jogos da liga. O ultimo episódio ocorreu no domingo, 21, no duelo entre Real Madrid e Valencia.

Na nota, a organização afirmou frustração pela falta e medidas sancionatória por parte de órgãos esportivos e autoridades públicas diante de casos de intolerância. Segundo o comunicado, a LaLiga solicitará a alteração da Lei 19/2007, que aborda a violência, racismo, xenofobia e intolerância no esporte.

De acordo com a justiça espanhol, a LaLiga só consegue colaborar na identificação e denuncia de comportamentos racistas. A punição não é cabível à organização. A entidade ai solicitar formalmente a alteração das Leis 19/2007 e 39/2022.

Vini Jr durante a partida contra o Valencia (Crédito: Getty Images)
Vini Jr durante a partida contra o Valencia (Crédito: Getty Images)

“Por isso, há algum tempo, LaLiga decidiu dar um passo à frente em sua estratégia jurídica e ir direto aos tribunais. Porém, apesar disso, dar a LaLiga maior capacidade sancionatória seria uma ferramenta eficiente na luta contra o racismo no esporte”, diz um trecho do comunicado.