Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

“Al Hilm”: A bola da reta final da Copa do Mundo 2022

A Fifa revelou a nova bola que será utilizada nas semifinais, disputa do terceiro lugar e grande final da Copa do Mundo; veja mais

Redação Publicado em 11/12/2022, às 22h30 - Atualizado às 22h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
“Al Hilm”: A bola da reta final da Copa do Mundo 2022 - GettyImages
“Al Hilm”: A bola da reta final da Copa do Mundo 2022 - GettyImages

As últimas quatro partidas da Copa do Mundo de 2022 no Catar (as duas semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e a grande final) serão disputadas com uma bola nova, chamada Al Hilm, que significa “O Sonho”.

Al Hilm substitui Al Rihla (“The Journey”), que foi usada nas primeiras sessenta partidas da primeira Copa do Mundo em um país do Oriente Médio. A bola será lançada nas partidas Argentina x Croácia e França x Marrocos.

As inovações tecnológicas da Al Hilm

Com um design gráfico diferenciado, o Al Hilm também conta com tecnologia ligada à detecção de impedimento que permite que as decisões sejam tomadas nesse quesito de forma mais rápida e precisa.

A nova tecnologia combina inteligência artificial com dados fornecidos pela unidade de medida inercial (IMU) localizada no centro da bola. Quando associado ao sistema semiautomatizado de detecção de fora-de-jogo, permite verificar o momento exato em que a bola é jogada em situações apertadas de posição ilegal.

Veja os classificados para as semifinais na Copa do Mundo 2022
Veja os classificados para as semifinais na Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)


Segundo a marca da bola, o design é estudado para respeitar o meio ambiente. Na verdade, é a primeira bola da semifinal e da final da Copa do Mundo a ser feita exclusivamente com tintas e colas à base de água.

O fundo dourado e os sutis motivos triangulares são inspirados nos desertos que cercam a cidade de Doha, na cor do troféu da Copa do Mundo da FIFA e na estampa da bandeira do Catar.

*Texto traduzido do site 442.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!