Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / Eduardo Colli / CHAMPIONS LEAGUE!

Relembre todas as finais da história da Champions League!

Champions League possui grande tradição no mundo do futebol

Eduardo Colli Publicado em 29/05/2021, às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Champions League é um dos torneios mais cobiçados do mundo - GettyImages
Champions League é um dos torneios mais cobiçados do mundo - GettyImages
Neste sábado, 29, Manchester City e Chelsea se enfrentam para definir o grande campeão de mais uma edição da Champions League. Com muita tradição no futebol inglês, os rivais entram em campo para tentar a glória máxima do continente europeu.
Além da busca dos rivais ingleses, muitas outras equipes ainda sonham em levantar o troféu da Champions League. Porém, o torneio já possui inúmeros campeões ao longo das temporadas e o SportBuzz detalhou todas as finais da competição para você. Confira!

A tragédia de Heysel

Os hooligans ingleses e os ultras italianos bebendo muito horas antes do jogo; o estádio Heysel com a estrutura degradada, com paredes quase ruindo; a superlotação (muitos torcedores sem ingresso abriram buracos nas paredes e entraram) e um despreparo do sistema de segurança. Estava pronto o cenário para uma tragédia e infelizmente ela ocorreu.

Divididas em setores atrás dos gols, as duas torcidas foram separadas por um trecho vazio no centro do campo. Ao lado da torcida do Liverpool, a área para espectadores neutros foi ocupada por muitos juventinos (a colônia italiana é grande na Bélgica).

Uma hora antes do início do jogo, com as duas partes arremessando objetos e pedras, a torcida inglesa atacou o frágil alambrado da área para torcedores neutros, guardada por apenas cinco policiais. A estrutura não suportou e desabou. Trinta e nove mortos (maioria de italianos) e aproximadamente 600 feridos. 

Durante o atendimento aos feridos no gramado, vários torcedores italianos pularam o alambrado e travaram uma batalha campal com os policiais. Com reforços, as forças de segurança impediram que os italianos alcançassem os ingleses. 

Inacreditavelmente, ninguém foi preso. Mesmo com esse cenário de batalha, a insensível UEFA decidiu pela realização da final. Os hooligans ingleses foram responsabilizados e as equipes inglesas foram excluídas das competições europeias por cinco anos. Decisão apoiada pela Rainha Elizabeth.