Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Da Premier League até a Copa do Mundo: Saiba quais são os troféus mais bonitos do futebol!

Troféus, mais cobiçados pelas equipes ao redor do mundo, também são os mais bonitos já feitos até hoje

Redação Publicado em 28/05/2021, às 13h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféus mais bonitos do mundo - GettyImages
Troféus mais bonitos do mundo - GettyImages
Claro que todo objetivo das equipes que entram para uma competição é encontrar ao final dela o troféu. Além de ser o símbolo de quem foi o melhor time durante a temporada, de alguns anos para cá, esse objeto passou a ser um item belíssimo, e cada vez mais valorizado.
Criado por designer, talhados e construídos por especialistas, a taça de campeão é cada vez mais bonita aos olhos, algumas vezes chamando mais atenção do que os próprios jogadores que a carregam.
Como a cada década, os troféus sofrem alterações estéticas, o SportBuzz te mostra aqui quais são as taças mais bonitas da história do futebol. Confira:

Premier League

Trofeu da Premier League (Crédito: GettyImages)
O troféu da Premier League que conhecemos hoje foi criado pela joalheria real Asprey, de Londres. A principal parte do objeto é feita de prata esterlina sólida e prata dourada. Já o pedestal é feito de malaquita, uma pedra semipreciosa.
O plinto contém uma parte de prata em volta da sua circunferência, onde os nomes dos clubes vencedores são colocados. A cor verde presente na malaquita também representa o campo de jogo.
O design do troféu é baseado na composição dos "três leões" que estão associados ao futebol inglês.
Dois dos leões são encontrados acima das alças de cada lado do troféu, sendo que o terceiro é simbolizado pelo capitão do título da equipe vencedora quando ele levanta o troféu, e sua coroa de ouro, acima de sua cabeça no final da temporada. 
Em 2004, uma versão especial de ouro do troféu foi encomendada para comemorar o título invicto do Arsenal.

Copa do Mundo

Troféu da Copa do Mundo é um dos mais lindos do mundo (Crédito: GettyImages)
Desde o início do torneio em 1930, foram usadas duas versões: a Taça Jules Rimet, de 1930 a 1970, e o Troféu da Copa do Mundo, de 1974 até a atualidade.
O primeiro troféu, originalmente chamado Victory, mas depois renomeado em homenagem ao presidente da FIFA, JulesRimet, era feito de prata e lápis-lazúli folheado a ouro, e representava Nice, a deusa grega da vitória.
O Brasil conquistou-o permanentemente em 1970, levando a criação de um novo. A Taça Jules Rimet original foi roubada em 1983 e nunca foi recuperada.
O troféu seguinte, chamado de "Troféu da Copa do Mundo da FIFA", foi lançado em 1974. Feito de ouro de dezoito quilates com uma base de malaquita, tem 36,8 centímetros de altura e pesa 6,1 quilos. 
A taça foi feita pela empresa "Stabilimento Artistico Bertoni", na Itália. Ela mostra duas figuras humanas segurando a Terra. Os atuais detentores do troféu são a França, vencedores da Copa do Mundo de 2018.

Libertadores

Troféu da Libertadores é um dos mais lindos do mundo (Crédito: GettyImages)
O objeto tão sonhado por várias equipes Sul-Americanas foi criado em 1959, depois de um pedido do então presidente da Conmebol, FermínSorhueta, ao membro do Comitê Executivo da entidade, TeófiloSalinas
O troféu foi desenhado na cidade Lima, capital do Peru, na Joalheria Camusso, pelo funcionário Dom AlbertodeGásperi. Imigrante italiano, que se fixou em Lima nos anos de 1940, Gásperi era engenheiro e contou com a colaboração de 12 artesões da joalheria para dar vida ao troféu.
A primeira estrutura do objeto consistia em 63 centímetros de prata esterlina, tendo no topo uma figura composta de bronze, que representa um jogador de futebol se preparando para chutar uma bola.
A metade superior do globo, logo abaixo do jogador levava os dez brasões dos países membros da Conmebol e, na barra do meio da esfera, era localizada a inscrição "Campeonato de Campeones de Sudamerica".
Com o tricampeonato conquistado pelo Estudiantes, entre 1968 e 1970, a equipe argentina ficou com a posse definitiva do troféu.
Dessa forma, para a edição de 1971, a Conmebol teve que adquirir uma nova taça, que apresentou algumas modificações que seguem presentes no troféu que é utilizado até os dias de hoje.
O objeto passou a contar em sua estrutura com um pedestal de madeira de cedro, onde são fixadas as pequenas placas de metal que apresentam o nome do clube vencedor, o ano daquela conquista, a nação de origem da equipe, além do escudo do time.

Campeonato Brasileiro

Troféu do Brasileirão é um dos mais bonitos do mundo (Crédito: GettyImages)
O atual troféu do Campeonato Brasileiro foi criado pela Confederação Brasileira de Futebol em 2014 para substituir o antigo troféu que vinha sendo oferecido ao campeão brasileiro desde a edição de 1993.
Diferentemente do troféu anterior, que a CBF ficava com a taça original, dando ao clube campeão apenas uma réplica em escala reduzida da mesma, o troféu atual tem uma nova peça construída para cada edição.
A entidade máxima do futebol brasileiro entrega a taça em definitivo ao campeão da temporada e constrói um novo troféu nos mesmos moldes para a edição seguinte.
O Cruzeiro que havia sido o último clube a ter conquistado a taça antecessora, em 2013, foi a primeira equipe a ganhar o novo Troféu do Campeonato Brasileiro.
A atual taça do Campeonato Brasileiro pesa 15kg e é banhada a ouro. Com 60 centímetros de altura, 45 cm de largura e 40 cm de profundidade. Ela é mais larga e mais baixa, sendo completamente diferente da taça anterior.
Em seu design, o troféu possui um losango e um círculo (uma bola de futebol dourada) no centro, fazendo uma alusão à bandeira do Brasil. Sendo que a estrutura principal do troféu está fixada em uma base.

Champions League

Troféu da Champions League é um dos mais bonitos do mundo (Crédito: GettyImages)
Foi em 1956 que o troféu da então chamada Copa Europeia, ou Copa dos Campeões, nasceu. No entanto, o design atual surgiu a partir de 1967, encomendado pelo então secretário-geral da Uefa, Hans Bangerter.
Exatas 340h depois do pedido, a obra de arte, sonho de todo e qualquer jogador do planeta, estava pronta. Nascia, ali, a famosa e desejada "orelhuda".
A taça foi criada por Jorg Stadelmann, joalheiro da cidade de Berna, na Suíça, perto da sede da Uefa. Desde a criação da competição, o troféu era o mesmo, mas a entidade autorizou que o RealMadrid mantivesse a peça original em 1967.
O atual Troféu da Champions League, que mede 73,5 centímetros de altura e pesa 8,5 quilos, remonta a 2006.
Uma norma, introduzida em 1968/69, permitiu que a Taça se torne propriedade de qualquer clube que vença a competição cinco vezes ou em três ocasiões seguidas.
Isso significa que Real Madrid, Ajax, Bayern de Munique, Milan e, desde 2005, Liverpool, todos têm um exemplar original na sua sala de troféus.