Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL

Alphonso Davies: do campo de refugiados ao Bayern de Munique

Destaque do Bayern de Munique, Alphonso Davies viveu em um campo de refugiados em Gana antes de chegar ao Canadá e iniciar sua trajetória impressionante no futebol

Gabriela Santos Publicado em 05/09/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alphonso Davies - SportBuzz
Alphonso Davies - SportBuzz

Do campo de refugiados aos holofotes da Alemanha: a história de Alphonso Davies é uma das mais impressionantes do futebol mundial. Nascido em Gana, filho de pais liberianos que fugiram da guerra civil em seu país de origem, Davies e sua família foram acolhidos no Canadá quando ele tinha apenas cinco anos, diante de muita luta pela sobrevivência.

Como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, o SportBuzz conta a história de Alphonso Davies, lateral destaque do Bayern de Munique e esperança da seleção canadense no Mundial que começa em novembro. Sua caminhada iniciou em Buduburam, um campo de refugiados de Gana.

“Era difícil viver porque a única maneira de sobreviver às vezes é carregar armas. Nós não tínhamos nenhum interesse em atirar com armas. Então, decidimos fugir de lá. Eles têm um programa chamado reassentamento e disseram 'OK, você tem que preencher um formulário para o Canadá.' Passamos pela entrevista e tudo mais, conseguimos e viemos para cá”, revelou Debeah, pai de Alphonso, em entrevista antiga para a Bundesliga.

Sua família conseguiu imigrar para o Canadá e se estabeleceu em Edmonton, Alberta. No entanto, apesar da mudança de país, Debeah e Victoria, pais de Alphonso, enfrentaram muitas dificuldades para criar seus filhos por conta das ausências pelas longas horas de trabalho. A situação mudou, mas seguiu muito difícil. 

Alphonso Davies em ação pela seleção canadense
Alphonso Davies em ação pela seleção canadense (Crédito: GettyImages)

Para isso, o casal contava com a ajuda de Alphonso para o cuidado com os dois irmãos mais novos durante o período da escola, uma instituição católica que acabou por revelá-lo ao mundo esportivo. Com talento desde cedo, contou com a forcinha de Melissa Guzzo, a treinadora da escola, para iniciar a sua formação na St. Nicholas Soccer Academy, onde despontou sua vontade de levar o futebol como carreira.

“Eu não achava que era muito bom, estava apenas jogando porque gostava de jogar com meus amigos. Então, quando comecei a jogar futebol organizado, pais, treinadores e outros companheiros de equipe me diziam para continuar e que eu poderia me tornei algo, então comecei a acreditar. Foi isso que me fez querer me profissionalizar. Foi quando comecei a treinar muito para me profissionalizar”, disse Davies em entrevista de 2018.

Os pais de Davies fugiram da Libéria no final da década de 1990, diante de duas guerras civis no país. Por um programa de acolhimento da Organização das Nações Unidas (ONU), Debeah e Victoriapassaram a viver no campo de refugiados em Gana, numa casa de terra batida no meio de tantas outras que abrigaram dezenas de famílias.

Seu talento era puro. Sua relação com a bola nos pés o levou parao Edmonton Strikers e, com apenas 14 anos, foi recrutado para o programa do Vancouver Whitecaps. O que ele não cogitava era que pouco mais de um ano se tornaria o primeiro jogador do milênio a estrear na Major League Soccer (MLS): aos 15 anos, oitomeses e 15 dias.

Com passagens pelas seleções de base do Canadá, conseguiu sua cidadania uma semana antes de estrear pelo time principal do país, em junho de 2017. Nesta idade, antes de completar 17 anos, foi o artilheiro da equipe na Copa de Ouro e se tornou o mais jovem da história a atingir a marca pela seleção canadense.

E seu talento o levou além. Em 2018 ganhou ainda mais notoriedade e caiu nas graças do gigante Bayern de Munique, clube no qual assinou um contrato inicial de cinco temporadas em janeiro do ano seguinte. De lá para cá, são 129 partidas, sete gols e outras 18 assistências para seus companheiros do clube bávaro.