Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / MOUNTAIN BIKE!

Ciclismo: Henrique Avancini e Karen Olimpio chegam confiantes ao Mundial

Em Glasgow, na Escócia, Henrique Avancini e Karen Olimpio terão agenda cheia no maior evento da modalidade mountain bike

Redação Publicado em 04/08/2023, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em Glasgow, na Escócia, Henrique Avancini e Karen Olimpio terão agenda cheia - Divulgação
Em Glasgow, na Escócia, Henrique Avancini e Karen Olimpio terão agenda cheia - Divulgação

Naquele que é apontado como o maior evento da história do ciclismo, Henrique Avancini e Karen Olimpio, integrantes do Time Ajinomoto, estão prontos para a disputa do Campeonato Mundial de ciclismo mountain bike, que começa neste domingo, 06, em Glasgow e outras cidades da Escócia. Pela primeira vez um único evento reunirá sete modalidades na mesma sede.

Esse é o maior evento de ciclismo já realizado, que funciona como uma espécie de Jogos Olímpicos, só que do ciclismo. Existe uma expectativa enorme para ele. Eu particularmente me sinto em um ótimo momento e em condições de fazer um grande campeonato mundial”, afirmou Henrique Avancini, maior nome da história do ciclismo MTB do Brasil e que ocupa a 24ª posição no ranking mundial.

Eu trabalhei muito para ter uma boa performance neste segundo semestre, em que alcancei o principal objetivo do calendário nacional que foi o Campeonato Brasileiro. Então, sinto que estou em boa condição para alcançar um ótimo resultado no campeonato mundial”, disse Karen Olimpio, uma das principais atletas do mountain bike feminino do país e que ocupa o 29º lugar no ranking mundial.

Para Avancini, a largada para o Mundial da Escócia será neste domingo, com a realização da prova da maratona (XCM). Foi nesta prova que em 2018 ele se consagrou campeão mundial, na Itália. “Fiz uma programação, após estudar bastante o que seria viável conseguir fazer com qualidade, e apesar de ser um grande desafio, farei o Mundial de XCM no dia 6 (...)".

Henrique Avancini em ação
Série mostra como Henrique Avancini revolucionou esporte no Brasil (Crédito: GettyImages)

"Depois, corro a classificatória do short track (XCC) no dia 8. A final do XCC, tudo correndo bem, será no dia 10, e o cross country olímpico (XCO) no dia 12”, explicou o integrante do Time Ajinomoto. Apesar de estar em uma temporada bem atribulada, Henrique Avancini demonstra confiança pela participação no Mundial de ciclismo mountain bike.

Para mim não é uma grande novidade ter uma temporada difícil, que saia das projeções e planos. Isso tem um lado positivo também, porque quando você passa por uma fase muito difícil, de desafios, a sua resiliência é testada, aguçada e você acaba fortalecendo o seu caráter. Isso é uma coisa que quando as coisas dão certo, faz a diferença dentro da pista”, afirmou.

De olho no ranking!

Para Karen Olimpio, um bom resultado no Mundial da Escócia pode abrir as portas para o sonho de conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem. “Uma boa performance em Glasgow me ajudaria a subir no ranking, e pode me assegurar uma vaga olímpica pela primeira vez na carreira. Mas ao contrário do que muitos podem pensar, não significa uma pressão a mais para mim”.

Além das provas do XCC e XCO, ela poderá disputar também o Mundial de equipes. “Mas isso ainda não está definido, depende da decisão da comissão técnica”, disse a atleta do Time Ajinomoto.