Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / EITA!

NBA: gigante do esporte corta relações com Kyrie Irving após polêmica

O vínculo entre Kyrie Irving, da NBA, e fornecedora esportiva gigante chegou ao fim após polêmica do jogador envolvendo antissemitismo; armador foi suspenso pelo Nets

Redação Publicado em 05/11/2022, às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, na NBA - Getty Images
Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, na NBA - Getty Images

Kyrie Irving, que joga na NBA pelo Brooklyn Nets, não está mais associado à Nike, gigante de materiais esportivos. A finalização do vínculo pela empresa se deu após a polêmica divulgação de materiais antissemitas por parte do australiano, que também culminou em punições instituídas pela sua própria equipe. O armador lançava peças de roupas (principalmente tênis) personalizadas ao lado da companhia.

“Na Nike, acreditamos que não há lugar para discursos de ódio”, declarou a empresa, que ainda completou: “Desse modo, condenamos qualquer forma de antissemitismo. Estamos profundamente entristecidos. Além disso, muito desapontados com a situação e seu impacto em todos”. O contrato entre as partes (que firmavam parceria desde 2014) era válido até 2023.

A marca, também conhecida no universo do basquete pelas colaborações já construídas com LeBron James, Kobe Bryant e Michael Jordan, declarou que não irá mais patrocinar o atleta. O projeto mais recente de Kyrie com a Nike, que seria denominado "Kyrie 8", também teve seu lançamento cancelado pela organização norte-americana.

QUEBROU O SILÊNCIO

Kyrie Irving, astro do Brooklyn Nets na NBA, abriu o jogo após receber punição da franquia na última quinta-feira, 3. O atleta havia promovido um filme de caráter antissemita, foi mal visto pela comunidade norte-americana e demonstrou relutância em pedir desculpas pelo feito. Embora o australiano tenha tentado se explicar anteriormente, permanecia firme em seu “posicionamento”, até que decidiu alterar a postura de forma pública.

Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, na NBA
Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, na NBA (Créditos: Getty Images)

"Para todas as famílias e comunidades judias que estão feridas e afetadas pelo meu post, lamento profundamente por causar dor e peço desculpas", declarou Kyrie. “Quero esclarecer qualquer confusão sobre onde estou na luta contra o antissemitismo [...]. Não pretendia desrespeitar a história cultural judaica em relação ao Holocausto ou perpetuar qualquer ódio".