Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / FALOU!

NBA: Kyrie Irving se pronuncia após comentários antissemitas

Astro da NBA pelo Brooklyn Nets, Kyrie Irving quebrou o silêncio após ser punido pela divulgação de filme antissemita e demonstrar relutância em pedir desculpas

Redação Publicado em 04/11/2022, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, na NBA - Getty Images
Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, na NBA - Getty Images

Kyrie Irving, astro do Brooklyn Nets na NBA, abriu o jogo após receber punição da franquia na última quinta-feira, 3. O atleta havia promovido um filme de caráter antissemita, foi mal visto pela comunidade norte-americana e demonstrou relutância em pedir desculpas pelo feito. Embora o australiano tenha tentado se explicar anteriormente, permanecia firme em seu “posicionamento”, até que decidiu alterar a postura de forma pública.

"Para todas as famílias e comunidades judias que estão feridas e afetadas pelo meu post, lamento profundamente por causar dor e peço desculpas", declarou Kyrie. “Quero esclarecer qualquer confusão sobre onde estou na luta contra o antissemitismo [...]. Não pretendia desrespeitar a história cultural judaica em relação ao Holocausto ou perpetuar qualquer ódio".

Além do Brooklyn Nets, Adam Silver, que é comissário da NBA e de família judia, havia pontuado seu descontentamento com a atitude do armador de 30 anos. "Kyrie Irving tomou a decisão imprudente de postar um link (no Twitter) para um filme que contém material profundamente ofensivo e antissemita", destacou.

BASTIDORES

Nas duas oportunidades em que teve para pedir desculpas, Kyrie Irving se defendeu e recusou qualquer possibilidade de se desculpar com a sociedade. Na segunda entrevista coletiva, por sinal, a assessoria do Brooklyn Nets optou por evitar ainda mais polêmicas e encerrou a conversa com os jornalistas e o jogador com apenas seis minutos. Após a atitude, a instituição anunciou a suspensão do atleta. Assim, parte da nota afirmava:

Kyrie Irving defendendo o Brooklyn Nets, na NBA
Kyrie Irving defendendo o Brooklyn Nets, na NBA (Créditos: Getty Images)

"Esta falha em rejeitar o antissemitismo quando foi dada uma oportunidade clara para fazê-lo é profundamente perturbadora, é contra os valores da nossa organização e constitui conduta prejudicial ao time. Neste sentido, somos da visão de que ele, neste momento, é impróprio para ser associado com o Brooklyn Nets. Decidimos que Kyrie vai cumprir uma suspensão sem pagamento, até que ele satisfaça a uma série de medidas corretivas objetivas, relativas ao impacto nocivo da sua conduta".