Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / MAMBA FOREVER!

Kobe Bryant faria 45 anos; relembre a carreira do astro da NBA!

Um dos principais nomes do basquete, Kobe Bryant deixou sua marca na história do esporte e nos deixou de forma bastante trágica

Kobe Bryant recebeu homenagem da NBA - Reprodução / Instagram
Kobe Bryant recebeu homenagem da NBA - Reprodução / Instagram

Nesta quarta-feira, 23, o astro Kobe Bryant completaria 45 anos de vida. Com a marca de ser um dos principais nomes do basquete mundial, ele foi homenageado pela NBA e também por sua esposa Vanessa. Ela decidiu surpreender a filha mais velha, Natalia Bryant, na volta às aulas. Vanessa enviou à jovem um ramo de flores com uma mensagem em nome do falecido pai.

Kobe conheceu Vanessa quando ele tinha 21 anos e ela 17, em novembro de 1999, e em maio do ano seguinte, ficaram noivos. O casamento de Kobe e Vanessa aconteceu em abril de 2001, e o casal teve quatro filhas: Natalia, Gianna, Bianka e Capri.

Kobe Bryant nasceu na Filadélfia, Estados Unidos, no dia 23 de agosto de 1978. Filho do ex-jogador de basquete Joe Bryant e de Pamela Cox, é o mais novo dos três filhos do casal. Aos seis anos, Kobe e sua família se mudaram para a Itália, quando Joe deixou a NBA para jogar na Europa, por isso, aprendeu a falar italiano e espanhol fluentemente.

Em 1991, retornou para os Estados Unidos e, mesmo sem estar em uma universidade, chamou a atenção dos olheiros da NBA. Enquanto estava no Ensino Médio, era treinado pelo pai. Mesmo não sendo a primeira escolha no draft de 1996, deixou claro que queria jogar em Los Angeles. Sendo assim, foi o décimo terceiro a ser escolhido, mas, aos 17 anos, assinou com os Lakers

Vanessa Bryant falando em evento
Vanessa homenageou Kobe Bryant no dia de seu aniversário (Crédito: GettyImages)

Kobe foi o jogador mais jovem da história a pisar em quadra por um time da NBA e a começar um jogo em quadra (só seria superado anos depois pelo pivô Andrew Bynum). Entretanto, teve poucos minutos em campo em sua primeira temporada. Por seu talento, foi evoluindo e conquistando mais espaço ao decorrer das temporadas pelos Lakers.

Na sua segunda temporada pelo clube, foi o jogador mais jovem a participar do All-Star Game, e foi o maior pontuador da NBA entre os não-titulares. Mesmo perdendo o início da temporada 1999-00, por uma lesão na mão que o tirou das quadras por seis semanas, liderou os Lakers à melhor campanha da temporada regular, com 67 vitórias e 15 derrotas.

Kobe e Vanessa juntos
Kobe Bryant e Vanessa Bryant se conheceram em 1999 (Crédito: GettyImages)

Chegaram às finais da NBA e venceram a competição contra o Indiana Pacers. Kobe, Phil Jackson, técnico dos Lakers, e Shaquille O’Neal, pivô da equipe, ajudaram o clube a conquistar o título nas duas próximas temporadas. Kobe foi MVP na temporada 2007-08, e ajudou os Lakers a vencer a NBA novamente nos anos 2009 e 2010, e foi MVP novamente nas duas finais.

Com a Seleção Americana de Basquete, foi ouro nas Olimpíadas Beijing, em 2008, e na de Londres, em 2012. Em março de 2013, Kobe Bryant se tornou o quarto maior cestinha da NBA, e um mês depois sofreu a lesão mais grave da sua carreira, quando rompeu o tendão de aquiles. Retornou em dezembro do mesmo ano, mas fraturou o joelho.

Kobe e Gianna abraçados em jogo da NBA
Kobe e Gianna faleceram após acidente de helicóptero (Crédito: GettyImages)

Sendo assim, só voltou às quadras em março de 2014. Após superar as lesões e os altos e baixos do esporte, superou também a marca de ninguém menos que Michael Jordan como o terceiro maior pontuador da história da NBA, com 32293 pontos, enquanto Jordan tinha 32292. Kobe anunciou sua aposentadoria do basquete em uma carta aberta em novembro de 2015.

Em sua última partida, marcou 60 pontos, a melhor marca da temporada, e se tornou o jogador mais velho a marcar pelo menos 50 pontos em um jogo da NBA. Durante seus 20 anos jogando pela equipe angelense, Kobe fez 1346 partidas e marcou 33643 pontos, o maior na história do clube. Usou a camisa 8 até a temporada 2006-07 e a 24 a partir daí até o fim da sua carreira.

Kobe Bryant em ação pelo Los Angeles Lakers
Kobe Bryant recebeu homenagem da NBA (Crédito: GettyImages)

Em 2018, Kobe se tornou o primeiro afro-americano a ganhar o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, e o primeiro ex-atleta profissional a ser indicado e ganhar um Oscar, com seu curta “Dear Basketball”, uma carta de amor ao esporte. Mas toda a linda trajetória no basquete acabou sendo interrompida de maneira trágica.

No dia 26 de janeiro de 2020, Kobe, Gianna, e outras sete pessoas, faleceram após o helicóptero em que estavam cair nos arredores de Calabasas, sul da Califórnia. Kobe tinha 41 anos e Gianna tinha 13. O dia se tornou um dos mais tristes para os amantes do basquete mundial.