Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

“Dear Basketball”: Relembre o Oscar conquistado por Kobe Bryant

Lenda do Los Angeles Lakers se tronou o primeiro jogador da NBA a ganhar o maior prêmio do cinema

Redação Publicado em 16/03/2021, às 09h22 - Atualizado às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
“Dear Basketball”: Relembre o Oscar conquistado por Kobe Bryant - GettyImages
“Dear Basketball”: Relembre o Oscar conquistado por Kobe Bryant - GettyImages

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira, 15, os indicados ao Oscar 2021. Atores, diretores, filmes e animações concorrem ao principal prêmio do cinema, mas a estatueta dourada já foi conquistada por um astro da NBA: Kobe Bryant.

O lendário jogador do Los Angeles Lakers venceu o Oscar pelo Melhor Curta-Metragem de Animação, em 2018, com “Dear Basketball” (“Querido Basquetebol”, na tradução). Além de sua contribuição ao basquete, Kobe fez história no mundo do entretenimento e se tornou o primeiro jogador da NBA a ganhar o principal prêmio do cinema.

"Dear Basketball" (Crédito: Reprodução)

O curta-metragem, animado e dirigido pelo veterano da Disney Glen Keane, foi lançado em 2018. Bryant escreveu e narrou a produção em que declara seu amor ao basquete. “Dear Basketball” foi baseado na carta aberta homônima escrita pelo astro ao “The Players’ Tribune” quando ele anunciou sua aposentadoria das quadras, aos 37 anos, ao final da temporada 2015/2016 da NBA.

Narrado por Kobe, o curta fala da relação que a lenda dos Lakers tinha com o basquete e como sua vitoriosa trajetória nas quadras o deixava feliz. Glen Keane, responsável pela animação e direção, trabalhou em obras como “A Bela e A Fera”, “Tarzan” e “A Pequena Sereia”, e trouxe em seus traços a “Dear Basketball” a fidelidade dos movimentos do ‘Black Mamba’ em quadra.

Além disso, a produção transmite emoção ao alternar e misturar cenas de jogos em seu auge pelos Lakers com momentos de um pequeno Kobe Bryant treinando seus dribles e arremessos com uma bola de meias e usando cadeiras como oponentes.

Kobe Bryante e Glen Keane (Crédito: GettyImages)

A trilha sonora foi criada por John Williams, compositor de franquias como “Superman”, “Indiana Jones” e “Star Wars”. A música agrega peso emocional ao curta do momento em que Kobe treina em seu quarto até a cena em que revela que seu corpo não aguenta mais o esforço físico.

O curta-metragem narrado por Kobe Bryant chegou à premiação como o favorito a levar o Oscar, e superou a concorrência de “Garden Party”, de Victor Caire e Gabriel Grapperon; “Lou”, de Dave Mullins e Dana Murray; “Negative Space”, de Max Porter e Ru Kuwahata, e “Revolting Rhymes”, de Jakob Schuh e Jan Lachauer.

Assista a “Dear Basketball”:

Morte de Kobe Bryant

Kobe, Gianna Bryant, sua filha, e outras sete pessoas morreram em uma tragédia de helicóptero na região de Calabasas, na Califórnia, em 26 de janeiro de 2020.

As outras vítimas eram John Altobelli, Keri Altobelli, Alyssa Altobelli, Sarah Chester, Payton Chester, Christina Mauser e Ara Zobayan (piloto). Todos tinham ligação com a família do astro da NBA. Eles estavam a caminho de um jogo de basquete em Thousand Oaks, no centro de treinamento Mamba Academy, construído por Bryant.

Legado na NBA

Em 20 anos como jogador profissional, seus números e títulos representam a grandeza de sua carreira e o símbolo que representa: foram dois ouros olímpicos, cinco títulos da NBA,  18 participações em All-Star Game, o prêmio de MVP (2008), além de alcançar a marca como o terceiro maior pontuador de todos os tempos.

Kobe estampou dois números em sua camisa durante sua carreira nos Lakers: no início vestia a 8 e depois mudou para a icônica 24, que representou o auge de suas habilidades. E o legado de Bryant obrigou os Lakers a aposentarem, em 2017, os números na NBA, que estão hasteadas no Staples Center. Kobe se torna, então, o primeiro jogador da história a ter duas camisas aposentadas.