Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

All-Star Game: saiba tudo sobre o jogo das estrelas da NBA

Evento será sediado em Cleaveland e conta com novidades no elenco diante de desfalques importantes; confira os principais detalhes da partida

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 18/02/2022, às 04h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
All-Star Game: saiba tudo sobre o jogo das estrelas da NBA - GettyImages
All-Star Game: saiba tudo sobre o jogo das estrelas da NBA - GettyImages

No próximo domingo, 20, ocorrerá o All-Star Game da NBA, confronto amistoso anual entre duas equipes com alguns dos melhores jogadores da liga em seus elencos. A partida começa às 22h (horário de Brasília) e será disputada na arena Quicken Loans, em Cleaveland, Ohio. O evento, que é realizado desde 1951, está em sua 71ª edição.

Lebron James (Los Angeles Lakers) e Kevin Durant (Brooklyn Nets) foram os mais votados, na conferência oeste e leste, respectivamente, para assumirem o posto de titulares no jogo. Assim, ambos foram encarregados de montar os dois super elencos em uma espécie de draft interno, com uma escolha para cada por vez.

CANAL - SPORTBUZZ: 

TEAM LEBRON x TEAM DURANT 

O esquadrão de James é um dos favoritos para ganhar a partida, com nomes de peso como  Stephen Curry (maior pontuador de perímetro da história da NBA), Giannis Antetokounmpo (campeão e MVP das finais de 2021) e Nikola Jokic (MVP da temporada de 2020/2021). Jarrett Allen, do Cleaveland Cavaliers, substituirá James Harden, devido a uma lesão, sendo a primeira edição do All Star Game da qual o pivô participará.

Ao lado de Durant, é apresentado um elenco mais jovem e enérgico, com destaque para Ja Morant (uma das maiores revelações recentes da liga), LaMello Ball (eleito calouro do ano de 2021) e Trae Young, que brilhou nos últimos playoffs. Joel Embiid, que atualmente lidera a corrida para MVP da atual temporada, é o nome de força para a área do garrafão, tanto ofensiva quanto defensivamente.

Da esquerda para a direita, Kyrie Irving e Paul George no All-Star Game de 2021
Da esquerda para a direita, Kyrie Irving e Paul George no All-Star Game de 2021 (Créditos: Getty Images) 

O PROPÓSITO DO EVENTO

Além de se mostrar um espetáculo para qualquer amante de basquete, o All-Star Game também carrega um propósito humanitário. Tradicionalmente, cada uma das equipes defende uma instituição voltada para políticas sociais, com o objetivo de gerar visibilidade e doações. Por se tratar de uma partida amistosa, o prêmio do time vencedor é doado para a organização escolhida. 

DETALHES ESPECIAIS

Pelos critérios de 2020 e 2021, o jogo das estrelas foi disputado em uma única partida e seguiu uma regra específica de pontuação para cravar a vitória. Para dar mais emoção ao duelo, os times deviam alcançar uma “pontuação-chave”, que correspondesse ao placar da equipe em liderança até o final do terceiro quarto e mais 24 pontos (em homenagem ao número usado por Kobe Bryant).

Damian Lillard
Damian Lillard, do Time Lebron, no All-Star Game 2021

Assim, no início do último quarto, o cronômetro era zerado, e a partida só se encerraria com o primeiro time que atingisse a pontuação alvo definida pela soma citada. A regra foi um sucesso nas últimas duas edições do evento, e a tendência é que ela prevaleça na disputa de 2022.

FIM DE SEMANA DA NBA: COMO ACOMPANHAR

Além do jogo das estrelas como atração principal, a NBA preenche sua programação durante todo o fim de semana com o jogo das celebridades (do qual Anderson Varejão participará), das  "estrelas em ascensão", o clássico torneio de enterradas, e a disputa de arremessos de três pontos. No Brasil, o evento será inteiramente transmitido em canal fechado pela ESPN e pelo serviço de streaming Star+, entre os dias 18 e 20 de fevereiro.