Símbolo das Paralimpíadas - GettyImages
PARALIMPÍADAS!

Abertura das Paralimpíadas: veja onde assistir e como vai funcionar!

Paralimpíadas de Tóquio 2020 começam oficialmente nesta terça-feira, 24

Redação Publicado em 24/08/2021, às 07h04

Na manhã desta terça-feira, 24, às 8h (horário de Brasília), acontece a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Tóquio 2020, direto do Estádio Nacional do Japão, na capital do país, e também o mesmo local onde acontecer o evento das Olimpíadas.

Por conta da pandemia de coronavírus, e o aumento no número de casos no Japão, a cerimônia não vai contar com público. Até chegou a ser cogitada a presença de crianças nas arquibancadas até das disputas, mas essa possibilidade foi descartada por segurança.

De acordo com o site oficial das Paralimpíadas de Tóquio 2020, a mensagem que será passada ao mundo através da abertura será o pedido por uma sociedade onde todos tenham mais respeito uns pelos outros, e consigam se ajudar em todos os momentos.

Prepara o despertador e o cafézinho: está no ar a programação do dia 24 de agosto dos #JogosParalímpicos! Bora torcer? Se liguem que amanhã solto a programação da madrugada do dia 24 pro dia 25, hein?#ParalímpicoEmTóquio pic.twitter.com/eR0BvQZ1PT

— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@cpboficial) August 24, 2021

A partir de apresentações, músicas e danças, a ideia é de "mudar de opinião, buscando novas possibilidades que transcendam as ideias preconcebidas, misturando vários elementos em novos caminhos", que também aparece no folhetim de objetivos da cerimônia.

Porta-bandeiras brasileiros

Os escolhidos para ter a honra de representar o Brasil na abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foram os medalhistas paralímpicos, Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha.

Além deles, a técnica da classe BC4 da bocha e staff de Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Alberto Martins, também estarão representando a delegação brasileira durante a cerimônia.

Patrúcio Ferreira é velocista na categoria T47, destinada para amputados de braço, já tendo conquistado em sua carreira dois outros no Parapan de Toronto, em 2015, nos 100m e nos 200m. No Rio 2016, ele ganhou ouro em 100m e duas medalhas de prata nos 400m e 4x100m.

Já Evelyn, na Copa América de 2015, levou o ouro em Toronto nos pares. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, ganhou a medalha de ouro tanto nos pares, como também no individual. No Rio 2016, ela faturou o ouro na categoria duplas mistas pela classe BC3 da bocha.

Onde assistir?

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas pode ser acompanhada ao vivo, pelo canal da TV fechada, do "SporTV 2", da Rede Globo. 

A transmissão vai contar ainda com narração de Sergio Arenillas, e comentários dos atletas paralímpicos Clodoaldo Silva e Verônica Hipólito.

Uma alternativa ainda é acompanhar o resumo que será feito na "Globo", na TV aberta. Nele, Everaldo Marques mostrará os melhores momentos da cerimônia, a partir das 11h30 (horário de Brasília).


Jogos Paralímpicos Paralimpíadas Paralimpíadas de Tóquio 2020 Cerimônia de Abertura Tóquio 2020

Leia também

Medalhista em Tóquio, Bruno Fratus anuncia que não irá à Olimpíada de Paris


Presidente do COB abre o jogo sobre desistência de Joel Jota: “Fácil…”


Olimpíada de Paris: 100 dias para a cerimônia de abertura


Ça Va Paris Especial entrevista atletas no Esporte Clube Pinheiros


Nadador britânico revela luta contra depressão: “O esporte me quebrou”


Atletas de Rússia e Belarus serão barrados da abertura de Paris 2024