Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Olimpíadas / OLIMPÍADAS

Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos; Fique por dentro de tudo o que rolou no último evento das Olimpiadas

Assim como a Cerimônia de Abertura, a Cerimônia de Encerramento aconteceu no Estádio Olímpico de Tóquio

Redação Publicado em 08/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio - Getty Images
Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio - Getty Images

Neste domingo, 8, às 8h, no horário de Brasília, aconteceu a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O evento marcou o final do evento mais importante do mundo esportivo se deu no mesmo lugar em que a Cerimônia de Abertura aconteceu, o Estádio Olímpico de Tóquio.

O objetivo dos organizadores do evento, desta vez, era tornar tudo o mais leve e relaxante possível. Isso porque a pandemia do novo coronavírus mudou a forma de encarar diversas coisas e, entre elas, se encontram a forma de preparação para o evento e também todos os cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do vírus.

Entrada dos Porta-Bandeiras

Representando o Brasil, Rebeca Andrade foi a responsável por carregar a bandeira. A ginasta fez história durante os Jogos Olímpicos de Tóquio conquistando, não só a primeira medalha da história do Brasil na Ginástica Artística feminina, mas também o primeiro ouro. A atleta conquistou a prata no individual geral e o ouro no salto.

Entrada das delegações de cada país

Assim como com todas as delegações que entraram, o Brasil compareceu ao evento de forma leve, desfilando com cerca de cinco pessoas e sem muitas orientações sobre o que fazer além de aproveitar o momento. Risadas, selfies e brincadeiras marcaram a entrada dos brasileiros. 

Show de Luzes

Tomando o chão, uma projeção com cores de todos os países deu início a um dos momentos mais arrepiantes da cerimônia. Com as lanternas dos atletas ligadas, foi feita uma espécie de efeito especial formando figuras com pequenos pontos de luz no ar. Como informou Everaldo Marques na transmissão, cada ponto de luz desse indica paixão individual, esperanças e sonhos e mostra o espírito olímpico em cada um de nós.

Logo depois, ocorreu um belo show com músicas para animar os atletas no estádio.

Últimas entregas de medalhas

Durante a cerimônia de encerramento, foi feita a última premiação dos Jogos Olímpicos de Tóquio para os primeiros colocados na maratona das categorias masculina e feminina. Pelos homens, Eliud Kipchoge, do Quênia, foi o vencedor, seguido por Abdi Nageeye, dos Países Baixos, e por Bashir Abdi, da Bélgica.

Pelas mulheres, a vencedora foi Peres Jepchirchir, seguida por Brigid Kosgei, ambas do Quênia. Em terceiro lugar, Molly Seidel, dos Estados Unidos, figurou no pódio.

O Futuro

Após todas as performances, hinos e homenagens de encerramento, se deu início ao novo ciclo olímpico, apresentando os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em 2024, colocando a bandeira da França no ponto mais alto do Estádio Olímpico de Tóquio.

Primeiro com uma reprodução editada, se mostrou a Torre Eiffel com uma grande bandeira, como os dizeres "Paris 2024", enquanto isso, os caças franceses cortavam o ar despejando fumaça nas cores da bandeira da França. A ideia inicial era reproduzir o que tinha sido feito por computador e colocar uma bandeira no principal ponto turístico de Paris, mas as coisas não saíram como o esperado.