Jogador Amir Nasr-Azadani foi condenado à morte no Irã - Getty Images
LUTO

Jogador do Irã é condenado à morte por defender a luta das mulheres

Amir Nasr-Azadani recebeu sentença por apoiar mulheres em protesto contra o regime do Irã; país asiático teve crise intensificada com a morte de Mahsa Amini

Redação Publicado em 13/12/2022, às 13h11 - Atualizado às 13h15

Amir Nasr-Azadani foi condenado à morte no Irã depois de apoiar protesto em defesa dos direitos das mulheres no país. Além da morte de três policiais na manifestação, o jogador do Iranjavan FC foi detido dois dias após o ato. Além do atleta, oito pessoas foram presas e sentenciadas ao mesmo destino.

“A FIFPRO está chocada e enojada com relatos de que o jogador de futebol profissional Amir Nasr-Azadani pode ser executado no Irã depois de fazer campanha pelos direitos das mulheres e pela liberdade básica em seu país. Nos solidarizamos com Amir e pedimos a remoção imediata de sua punição”, declarou o sindicato dos jogadores profissionais de futebol.

FIFPRO is shocked and sickened by reports that professional footballer Amir Nasr-Azadani faces execution in Iran after campaigning for women’s rights and basic freedom in his country.

We stand in solidarity with Amir and call for the immediate removal of his punishment. pic.twitter.com/vPuylCS2ph

— FIFPRO (@FIFPRO) December 12, 2022

Com milhares de pessoas nas ruas, o país vive a sua maior onda de protestos desde 2009. Os principais problemas apontados a respeito do regime estão relacionados à opressão sobre as mulheres e demais minorias sociais. A nação asiática é comandada em uma república de cunho teocrático, baseada no islamismo.

PROTESTOS NA COPA DO MUNDO

Uma torcedora foi destaque na partida entre País de Gales e Irã na Copa do Mundo 2022, ocorrida na manhã de sexta-feira, no dia 26 de novembro. Ao lado de um rapaz, ela levou uma camisa com o nome de Mahsa Amini, jovem que foi morta quando estava sob custódia da polícia no país asiático, fato que culminou em uma onda de protestos contra a repressão do governo.

Protesto de torcedora do Irã na Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)

 

Além disso, a veste também apresentava o número 22, idade que Mahsa tinha quando faleceu. A torcedora estava acompanhada de um rapaz que levava a bandeira do Irã e a mensagem: “Liberdade para as vidas femininas”. O protesto silencioso foi registrado por inúmeros fotógrafos presentes no Ahmad Bin Ali.


 

jogador morte Irã Sentença Amir Nasr-Azadani Mulheres

Leia também

Fora de casa, Botafogo vence e se garante nas oitavas da Libertadores


Fluminense vence Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores


Cuca, treinador do Athletico, concorda com a paralisação do Brasileirão


Apresentado no Vitória, Carpini fala sobre o São Paulo: “Amadureci em...”


Dos bordões ao videogame: a influência de Silvio Luiz


Relembre momentos icônicos da carreira de Antero Greco