Mercedes e F1 defenderam Hamilton contra fala de Piquet - GettyImages
PRONUNCIAMENTO!

Mercedes defende Hamilton contra fala racista de Nelson Piquet

A Mercedes e F1 defenderam Hamilton depois que Nelson Piquet utilizou um termo racista para se referir ao piloto inglês; confira os pronunciamentos oficiais!

Redação Publicado em 28/06/2022, às 06h57 - Atualizado às 11h27

A Mercedes e a F1 se pronunciaram sobre o termo racista de Nelson Piquet contra Hamilton. Em vídeo que circulou nas redes sociais, de uma entrevista do brasileiro para o "Canal Enerto", onde o ex-piloto se refere ao inglês como "neguinho". A fala ganhou repercussão nacional e mundial e a escuderia e também a própria Fórmula 1 se posicionaram em relação ao ocorrido. 

A F1 e a Mercedes utilizaram o mesmo discurso e condenaram a fala de Nelson Piquet. Ambos defenderam Hamilton e se colocaram a favor do heptacampeão mundial. O discurso do brasileiro gerou uma grande polêmica nas redes sociais e o termo chegou a ser muito discutido por alguns no Twitter. Pela mesma plataforma, a escuderia deu todo o seu apoio para o britânico.

Show Player

Canal - SportBuzz:

"Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora da pista. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”, escreveu a Mercedes em apoio para Hamilton. 

A F1 seguiu os mesmo passos de Hamilton e garantiu que o piloto da Mercedes "merece respeito": "Linguagens discriminatórias e racistas são inaceitáveis em qualquer forma e não fazem parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível para o esporte e merece respeito". Vale destacar que, até o momento, o inglês ainda não se posicionou em relação a fala de Nelson Piquet. 

Nelson Piquet dentro do carro de Fórmula 1 (Crédito: GettyImages)

Entenda melhor o caso!

Nelson Piquet se envolveu em uma polêmica bastante complicada. Acontece que o "Canal Enerto", que é especializado nos assuntos da Fórmula 1, publicou um corte no "YouTube" de uma entrevista concedida pelo ex-piloto em novembro do ano passado, onde ele se refere ao britânico Lewis Hamilton com um termo racista.

pic.twitter.com/HJwKokmzps

— Formula 1 (@F1) June 28, 2022

"O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]". O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fu*** [ Verstappen]. Fez uma pu** sacanagem", disse Piquet utilizando o termo racista.

FIA se posicionou sobre o caso!

"A FIA condena fortemente qualquer ato ou linguagem racista e discriminatória. Nos expressamos nossa solidariedade para Lewis Hamilton e daremos todo o suporte para o comprometimento dele com a igualdade, diversidade e também a inclusão no esporte a motor", escreveu. 

The FIA strongly condemns any racist or discriminatory language and behaviour, which have no place in sport or wider society. We express our solidarity with @LewisHamilton and fully support his commitment to equality, diversity and inclusion in motor sport.

— FIA (@fia) June 28, 2022

Hamilton se manifesta após termo usado por Piquet

Lewis Hamilton se manifestou pela primeira vez após a repercussão do termo racista usado por Nelson Piquet direcionado a ele. Após a Mercedes, FIA e Fórmula 1 repudiarem o episódio nesta terça-feira, 28, o heptacampeão mundial rebateu a fala do tricampeão e até fez um post em português pedindo mudanças.

“Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu o piloto britânico. “É mais do que um termo. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu em outro post.

It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.

— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022

 

Lewis Hamilton Nelson Piquet mercedes F1 Hamilton

Leia também

Lateral Ismaily marca primeiro gol na temporada pelo Lille e celebra: “Muito feliz”


F1: Esteban Ocon acredita em evolução da Alpine nas próximas corridas


F1: Marko provoca Mercedes por rendimento na temporada


F1: Nico Hulkenberg assume assento na Sauber a partir de 2025


F1: Carlos Sainz analisa opções enquanto Audi espera resposta


F1: pilotos da Ferrari esclarecem desentendimento: “Lutou contra…”