Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / CASO DE RACISMO

Hamilton se manifesta após termo racista usado por Nelson Piquet

Lewis Hamilton usou as redes sociais para se manifestar pela primeira vez sobre a declaração de Nelson Piquet, em que o ex-piloto brasileiro utilizou um termo racista para se referir ao britânico

Redação Publicado em 28/06/2022, às 09h37 - Atualizado às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hamilton se manifesta após termo racista usado por Nelson Piquet - GettyImages
Hamilton se manifesta após termo racista usado por Nelson Piquet - GettyImages

Lewis Hamilton se manifestou pela primeira vez após a repercussão do termo racista usado por Nelson Piquet direcionado a ele. Após a Mercedes, FIA e Fórmula 1 repudiarem o episódio nesta terça-feira, 28, o heptacampeão mundial rebateu a fala do tricampeão e até fez um post em português pedindo mudanças.

“Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu o piloto britânico. “É mais do que um termo. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, escreveu em outro post. 

Canal - SportBuzz:

Hamilton ainda aproveitou para compartilhar um post de um fã que sugeriu que o britânico ironizasse o brasileiro. “E se Lewis Hamilton apenas tuitasse “Quem é Nelson Piquet” e então trancasse (sua conta) no Twitter”, escreveu um seguidor de Fórmula 1 no Twitter. Desde quando o assunto ganhou proporções maiores dentro da comunidade do automobilismo, Lewis recebeu uma onda de ataques nas redes sociais.

Entenda o caso

O "Canal Enerto", que é especializado nos assuntos da Fórmula 1, publicou um corte no "YouTube" de uma entrevista concedida pelo ex-piloto em novembro do ano passado, onde ele se refere ao britânico Lewis Hamilton com um termo racista. O caso repercutiu no Brasil na última semana, e chegou até a imprensa estrangeira nesta segunda-feira.

Piquet usa termo racista para se referir a Hamilton
Piquet usa termo racista para se referir a Hamilton (Crédito: GettyImages)

“O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fu*** [ Verstappen]. Fez uma pu** sacanagem”, disse Piquet utilizando o termo racista.

Nelson Piquet se referia ao incidente entre Hamilton e Max Verstappen, no GP de Silverstone, em julho do ano passado. Na ocasião, os dois se chocaram numa briga pela liderança da etapa, e o britânico venceu a prova. Vale destacar que o piloto holandês é namorado da filha do tricampeão, Kelly Piquet.

A fala ganhou repercussão nacional e mundial e a Mercedes, e a própria Fórmula 1, se posicionaram em relação ao ocorrido. "Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora da pista. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”, escreveu a equipe.