O Giro d’Italia 2022 levará cerca de 176 ciclistas ao país europeu - Getty Images
GIRO D'ITÁLIA 2022

Giro d’Italia 2022: saiba mais sobre a prova e os favoritos ao título

O Giro d’Italia 2022 levará cerca de 176 ciclistas ao país europeu; serão mais de 3.500 km de percurso em 21 dias de prova, com três dias de descanso

Redação Publicado em 04/05/2022, às 15h52

Na próxima sexta-feira, 6, será dada a largada para o Giro d’Italia 2022, a segunda maior prova do Grand Tour do ciclismo mundial. A largada está marcada para acontecer em Budapeste, na Hungria, onde acontecerão as três primeiras etapas da competição, antes que os atletas migrem para solo italiano, onde ocorrerá o restante da prova.

Serão 21 dias de prova e três dias de descanso ao longo de todo o Giro. A primeira etapa, iniciada em Budapeste, terá seu final em Visegrád, onde começará a segunda etapa, que termina na Szentháromság tér ou Praça da Santíssima Trindade e, por fim, a terceira etapa vai de Kaposvár a Balatonfüred. A quarta etapa é a primeira que acontece em solo italiano, na Sicília.

CANAL - SPORTBUZZ: 

QUEM SÃO OS FAVORITOS AO TÍTULO?

O atual campeão da prova, que conquistou o Giro em 2021, Egan Bernal, da Ineos Grenadiers, não tentará defender o título neste ano, por ainda estar se recuperando de um acidente que sofreu no último inverno europeu. Em seu lugar, a equipe escalou Richard Carapaz, juntamente com Richie Porte e Pavel Sivakov.

A Ineos Grenadiers venceu três das últimas quatro edições do Giro e é favorito a levar mais uma vez. Além de Bernal, em 2021, Chris Froome ficou com o topo do pódio em 2018 e Tao Geoghegan saiu vitorioso em 2020.

🤩The Team Presentation is over. To all the teams and riders... "May the Force be with you"

🤩 La Team Presentation è finita. A tutte le squadre e corridori... "Che la Forza sia con voi"#Giro #StarWarsDay pic.twitter.com/sezeFzrUmT

— Giro d'Italia (@giroditalia) May 4, 2022

O holadês, Tom Dumoulin, vencedor do Giro em 2017 e segundo colocado em 2018, retorna a Itália neste ano em busca de um bicampeonato. O ciclista defenderá a fortalecida Jumbo-Visma. Já a Bike Exchange – Jayco, aposta suas fichas mais uma vez em Simon Yates, que ficou em terceiro lugar no ano passado.

Outros ciclistas que podem se destacar no circuito são: Hugh Carthy e Esteban Chaves, da EF Education EasyPost, Romain Bardet, da DSM, Guillaume Martin, da Cofidis, e Mikel Landa, da Bahrain Victorious.

PERCURSO:

Percurdo do Giro d'Itália 2022 - Créditos: Giro d'Itália

 

ETAPAS - CRONOGRAMA:

Cronograma das etapas do Giro d'Itália - Créditos: bikehub.com.br

 


 

Ciclismo Giro d'Itália

Leia também

Rohan Dennis quebra silêncio após ser acusado de matar a esposa na Austrália


José Gabriel conquista a primeira medalha do Brasil no Pan-Americano 2023


Técnico do ciclismo é acusado de assédio e deixa Time Brasil no Pan


Ciclismo de estrada: Brasil garante duas vagas em Paris 2024


Henrique Avancini busca se despedir das pistas com mais vitórias


MTB: Henrique Avancini se despede da Copa do Mundo em Snowshoe