Sportbuzz
Ciclismo / GIRO D'ITÁLIA

Giro D'Itália: Confira os significados das cores das camisas

Giro D'Itália é uma das três principais e tradicionais provas de ciclismo do mundo, junto com Tour de France e Vuelta a España, reunindo só os melhores

Redação Publicado em 04/05/2022, às 09h56

Disputa do Giro D'Itália - GettyImages
Disputa do Giro D'Itália - GettyImages

O Giro D'Itália é uma das três principais e mais tradicionais provas de ciclismo do mundo, junto do Tour de France e Vuelta a España, sendo conhecida ainda como uma das grandes voltas do ciclismo de estrada. A competição, assim como as demais, reúne os principais nomes da modalidade, mas uma coisa em específico chama a atenção: as cores das camisas.

Isso porque cada um dos participantes da corrida utiliza uma cor diferente. Cada uma delas possui um significado em específico relacionado com a temporada e com o ranking que aquele atleta atingiu até o momento. Assim, é mais fácil para os espectadores reconhecerem quem é o líder na classificação geral ou da montanha, por exemplo.

Canal - SportBuzz

Dessa forma, a camisa rosa é utilizada pelo líder da classificação geral, enquanto a azul fica com o líder da montanha. Já a vinho é utilizada pelo sprinter que acumula o maior número de pontos durante as etapas, e a branca é reservada para jovem que tiver até 25 anos e que conquistar o menor tempo com relação a classificação geral.

No entanto, não é só pegar a cor que lhe cabe. Para vestir as camisas, os atletas do Giro D'Itália precisam atingir alguns objetivos. Para a rosa, por exemplo, é necessário acumular o menor tempo ao longo das 21 etapas. Já para a azul, é preciso somar mais pontos nas etapas de montanha, levando em conta que quanto mais difícil a subida, mais pontos podem ser obtidos.

Giro D'Itália conta com cores de camisas diferentes
Giro D'Itália conta com cores de camisas diferentes (Crédito: GettyImages)

 

A vinho é utilizada pelo ciclista que somar mais pontos durante a corrida, sendo que nesse caso é independentemente do tempo conquistado. Enquanto isso, a camisa branca tem praticamente a mesma função da rosa. No entanto, nesse caso ela é disputada somente pelos ciclistas com 24 anos ou menos, sendo que quem tiver mais disputa a rosa.

O Giro D'Itália

A competição é disputada por 22 equipes, sendo cada uma com oito ciclistas cada, totalizando 176 competidores. A prova tem mais de 3.500 km de percurso, e conta com 21 etapas, que são distribuídas entre contrarrelógio, planas e montanhas. A organização divide diferentes níveis de dificuldade, para que possam ser calculadas as metas a serem cumpridas pelos ciclistas.

Além disso, as diferentes pontuações também são levadas em conta nesse caso, uma vez que para vencer o Giro D'Itália, o ciclista deve somar o menor tempo possível ao longo de toda a prova. Ainda, durante as etapas e também nas linhas de chegada, existem bonificações, que permitem aos ciclistas retirar alguns segundos de seu tempo total.

Giro SP SportBuzz

O SportBuzz convida os apaixonados por ciclismo e velocidade para participarem do "Giro SP", uma prova realizada na Marginal Pinheiros, exclusiva para bikes speed. O percurso inclui a travessia pela Ponte Estaiada, um dos cartões postais mais famosos da cidade de São Paulo. Se inscreva (clique aqui) para participar da etapa.


 

 

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!