O Brasil venceu o EUA e conseguiu uma vaga no Mundial de basquete - Reprodução/ESPN
EITA!

Brasil faz história contra EUA e conquista vaga no Mundial

O Brasil venceu o EUA no último domingo, 26, e conquistou a vaga para o Mundial que vai acontecer no próximo mês de agosto; veja detalhes

Redação Publicado em 27/02/2023, às 08h20

O Brasil conseguiu vencer o EUA e garantiu vaga no Mundial de basquete, que está marcado para começar no próximo dia 25 de agosto. A classificação para uma das principais competições do ciclo olímpico veio na última rodada das eliminatórias e diante do rival mais forte. Depois de conseguir setes vitória em 11 jogos, a seleção brasileira chegou ao confronto do último domingo, 26, com a necessidade de um resultado positivo e alcançou um placar de 83 a 76. 

A partida foi realizada no ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e o Brasil contou com o apoio de sua forte torcida para sair com a vaga para o Mundial. A seleção brasileira foi dominante durante toda a partida, teve algumas dificuldades, porém demonstrou muita força e raça para conseguir uma vitória histórica para o basquete brasileiro, que tem os EUA como o seu principal adversário. 

TICKET CARIMBADO 🇵🇭🇯🇵🇮🇩 pic.twitter.com/2C3A2kj7CR

— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) February 27, 2023

Importante destacar que os Estados Unidos não jogaram o Mundial com os seus atletas da NBA. Outros jogadores que não atuam pela principal liga de basquete do mundo foram responsáveis por conduzir a equipe nas eliminatórias. Inclusive, os Estados Unidos foram uma das primeiras nações a garantirem o seu lugar na principal competição deste ciclo olímpico e que dá vaga para as Olimpíadas de Paris. 

O Brasil conseguiu a sua vaga para a próxima edição do mundial de uma maneira suada. Mesmo empatada com a mesma campanha de México e Costa Rica, a seleção brasileira acabou se complicando nas eliminatórias devido ao critério de desempate. Ele é composto pelo confronto direto entre as equipes, e o time verde e amarelo levou a pior contra mexicanos e costarriquenhos. 

Caboclo foi o destaque do Brasil na vitória contra o EUA (Crédito: ESPN/Reprodução) 

Em quarto lugar no grupo F, o Brasil ainda conseguiu eliminar a Argentina desta disputa por uma vaga para o próximo Mundial. Os rivais albicelestes também ficaram em quarto no seu agrupamento, mas fizeram uma campanha pior que a da seleção brasileira e se despediram do sonho de disputar a competição que será realizada no Japão, Filipinas e Indonésia.

Confira quais serão as seleções que vão disputar o Mundial!

Japão, Filipinas, Finlândia, Costa do Marfim, Nova Zelândia, Líbano, Canadá, Austrália, Alemanha, Letônia, Itália, Espanha, China, Eslovênia, Lituânia, França, Grécia, Estados Unidos, Jordânia, Sudão do Sul, Egito, Angola, Irã, Cabo Verde, Geórgia, Montenegro, Porto Rico, México, República Dominicana, Venezuela e Brasil.


 

Brasil Basquete Mundial eua

Leia também

NBA: Timberwolves passeiam sobre Nuggets e forçam jogo 7


NBA: Dallas volta à frente, e Boston fecha série contra os Cavaliers


NBA House 2024 terá mascote da liga, equipe de enterrada e mais


Com futuro incerto, LeBron James marca presença em Cleveland


NBA: Boston encaminha classificação e Thunder põe fogo na série


Nikola Jokic é sincero sobre MVP da NBA: “Prefiro ser campeão”