Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz

Paolo Maldini (Jogador de Futebol)

Paolo Maldini
Paolo Maldini - Getty Images
Nome CompletoPaolo Cesare Maldini
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento26/06/1968
52 anos, 3 meses
Local NascimentoMilão, Itália
Facebook Oficial Paolo Maldini
Instagram Oficial Paolo Maldini
Wikipedia Paolo Maldini

Paolo Maldini nasceu no dia 26 de junho em Milão, na Itália, e é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em seu país. Maldini é um dos raros casos de jogadores que passou a carreira inteira em um único clube, o Milan

Paolo seguiu o exemplo de seu pai, Cesare Maldini, que também passou toda a sua carreira profissional jogando pelo Milan. Pelo clube, Cesare venceu o Campeonato Italiano quatro vezes e uma Champions League entre 1958 e 1967, anos em que jogou pela Rossoneri.

Entre os anos de 1978 e 1984, jogou nas categorias de base do Milan, e em 1985 fez sua estreia no Campeonato Italiano aos 16 anos. Maldini é o jogador com o maior número de partidas pelo clube, com 902 jogos, enquanto seu pai ocupa a décima posição, com 412 partidas.

Nos 25 anos em que jogou pelo Milan, venceu o Campeonato Italiano sete vezes, a Supercopa da Itália e a Supercopa da UEFA cinco vezes cada e a Champions League também cinco vezes. Além disso, Maldini é o autor do gol mais rápido em uma final da Champions.

Dos sete títulos da Champions League conquistadas pelo Milan, seis envolveram membros da família Maldini, onde a primeira foi conquistada por Cesare e as cinco últimas por Paolo. Na histórica final da Champions entre Milan e Juventus, na temporada 2002-03, Paolo ergueu a taça 40 anos após seu pai, Cesare, fazer a mesma coisa.

Mesmo sendo zagueiro, Paolo conseguiu a marca de 33 gols pelo Milan. Em 1995, foi eleito pela FIFA o segundo melhor jogador do mundo, perdendo para George Weah, liberiano que jogou por clubes como Paris Saint-Germain e Milan.

Ao final da temporada 2008-09, Maldini anunciou sua aposentadoria. Como usou a camisa número 3 durante quase toda a sua carreira no clube, o Milan aposentou o número, e só poderá ser usada novamente caso um de seus filhos se torne jogador profissional na equipe.

Com a Seleção Italiana, fez sua estreia aos 19 anos, em março de 1988. Esteve em três edições da Eurocopa e quatro da Copa do Mundo. Entretanto, não foi campeão nenhuma vez com a equipe. Foi vice campeão na Copa de 1994 e terceiro lugar na de 1990. Após a eliminação da Itália na edição de 2002, aposentou da seleção.

Atualmente, Maldini atua como Diretor Esportivo do Milan desde agosto de 2018. Dez meses depois foi promovido para Diretor Técnico do clube.

Paolo é casado com a ex-modelo venezuelana Adriana Fossa desde dezembro de 1994. O casal tem dois filhos, Christian e Daniel.


Artigos relacionados a Paolo Maldini