Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO DE 2006

Após a aposentadoria de De Rossi, apenas dois jogadores que estiveram na final da Copa do Mundo de 2006 estão em atividade

A final entre Itália e França ficou marcada pela cabeçada de Zidane em Materazzi e a tensa decisão dos pênaltis

Damaris Andrade Publicado em 09/01/2020, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além de 2006, a Itália foi campeã da Copa do Mundo em 1934, 1938 e 1982 - Getty Images
Além de 2006, a Itália foi campeã da Copa do Mundo em 1934, 1938 e 1982 - Getty Images

Há 14 anos, a Itália se consagrava campeã do mundo pela quarta vez. No mata-mata da competição, a equipe venceu a Austrália, a Ucrânia, a anfitriã Alemanha e encarou a França na final. A partida foi marcada pela famosa cabeçada de Zinedine Zidane em Marco Materazzi. Os dois jogadores também foram os responsáveis pelos dois gols do jogo, que terminou em 1 a 1, indo para os pênaltis.

Hoje, dos 14 jogadores que estiveram em campo na final, apenas um ainda está em atividade: Gianluigi Buffon. Prestes a completar 42 anos, o goleiro da Juventus está em sua 18ª temporada na equipe e, até então, não deu certeza de quando irá se aposentar.

Buffon fez 664 partidas pela Velha Senhora, conquistando 19 títulos. Convocado pela equipe principal da Seleção Italiana desde 1997, a Copa do Mundo foi o único título que venceu pela Azzurri.

Getty Images
Buffon celebrando a vitória da Juventus contra a Genoa em 2019 - Getty Images

Além de Buffon, o time de 2006 era composto por Gianluca Zambrotta, o capitão Fabio Cannavaro, Materazzi, Fabio Grosso, Gennaro Gattuso, Andrea Pirlo, Luca Toni, Mauro Camoranesi, Simone Perrotta e Francesco Totti. Os três últimos foram substituídos durante a partida por Alessandro Del Piero, Vincenzo Iaquinta e Daniele De Rossi.

No 6 de janeiro de 2020, De Rossi anunciou sua aposentadoria, aos 36 anos. O volante italiano jogou sua carreira praticamente inteira na Roma, até ser contratado pelo Boca Juniors, em julho de 2019. No clube argentino, foram apenas sete partidas e um gol.

Alguns dos ex-jogadores voltaram para o futebol, mas desta vez como técnicos. Zambrotta assumiu por um tempo o Jiangsu Suning, Cannavaro comanda o Guangzhou Evergrande, Materazzi foi jogador-treinador do Chennaiyin por dois anos, a última equipe treinada por Grosso foi o Brescia, mas foi demitido um mês depois. 

Gattuso foi técnico do Milan por um ano e meio e hoje comanda o Napoli, e Camoranesi foi anunciado em janeiro de 2020 como o novo treinador do Tabor Sežana.

No lado francês, apenas Franck Ribéry, hoje com 36 anos, ainda atua como jogador. Depois de 12 anos no Bayern de Munique, o meia assinou com a Fiorentina em agosto de 2019 por duas temporadas.

Getty Images
Ribéry jogando contra a Udinese Calcio pela ACF Fiorentina em 2019 - Getty Images

Os titulares eram Fabien Barthez no gol, Willy Sagnol, Lilian Thuram, William Gallas, Eric Abidal, Patrick Vieira, Claude Makelele, Franck Ribéry, Zinedine Zidane, Florent Malouda e Thierry Henry. No segundo tempo e na prorrogação, entraram Alou Diarra, David Trezeguet e Sylvain Wiltord.

Depois de se aposentar, Barthez se tornou piloto de Gran Turismo, Sagnol trabalhou como técnico assistente e interino no Bayern de Munique em 2017, Vieira assumiu o comando do Nice em junho de 2018 e Makélélé atua como mentor da categoria de base do Chelsea.

Thierry Henry teve uma breve passagem como técnico do Monaco e atualmente está no Montreal Impact, Diarra é assistente da juventude do Lens e Zidane foi o que mais teve sucesso na carreira como treinador: assumiu o Real Madrid em 2016 e conquistou nove títulos em dois anos. Deu uma pausa na carreira por nove meses e retornou ao clube merengue em março de 2019.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.