Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RACISMO

Clubes italianos repudiam pintura preconceituosa em ato anti-racista

Roma e Milan se pronunciaram contra a ação da Serie A TIM

Damaris Andrade Publicado em 17/12/2019, às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartaz de torcedores italianos pedindo o fim do racismo - Getty Images
Cartaz de torcedores italianos pedindo o fim do racismo - Getty Images

Diversos casos de racismo aconteceram no futebol europeu, principalmente na Itália, nos últimos meses. Por isso, a Serie A TIM, responsável pelo campeonato italiano, admitiu que o país tem “um problema sério” e decidiu tomar atitudes para combater o racismo.

Ao anunciar que iria utilizar a tecnologia de reconhecimento facial para identificar as pessoas que cometessem injúria racial, os dirigentes da Serie A TIM colocaram na sede da federação, em Milão, várias pinturas de macacos, do artista Simone Fugazzotto.

A pintura não foi bem vista pelo público geral, principalmente por jogadores e clubes italianos. Entretanto, a Serie A TIM informou que o intuito da pintura é “espalhar os valores da integração, multiculturalismo e irmandade”.

A Roma ficou muito surpresa de ver que o que aparentou ser uma campanha anti-racismo da Serie A com pinturas de macacos nas redes sociais hoje [segunda-feira, 16]. Nós entendemos que a liga quer combater o racismo, mas não acreditamos que essa seja a maneira certa de fazer”, divulgou a Roma em seu Twitter oficial.

Arte pode ser poderosa, mas discordamos fortemente do uso de macacos como imagens na luta contra o racismo e ficamos surpresos com a total ausência de consulta”, o Milan também se pronunciou no Twitter.

Olivier Bernard, membro da organização Show Racism the Red Card, acredita que as imagens são sinais de "falta de educação". A FIFA já anunciou que os torcedores que fizerem atos racistas serão punidos e que a partida deverá ser interrompida.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.