Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / POLÊMICA!

Surfe: WSL detona postura de Gabriel Medina e rebate críticas aos juízes

Depois de tomar conhecimento do post de Gabriel, WSL decidiu se posicionar de maneira veemente e criticou a postura dos brasileiros

Guilherme Assumpção Publicado em 31/05/2023, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
WSL não gostou da postura de Gabriel Medina - GettyImages
WSL não gostou da postura de Gabriel Medina - GettyImages

Depois das reclamações públicas de Gabriel Medina e outros surfistas brasileiros, a WSL decidiu se posicionar de forma veemente. Por meio de Erik Logan, CEO da Liga Mundial de Surfe, a entidade detonou a postura do tricampeão mundial e partiu ao ataque. Segundo o chefão, os critérios das notas dos juízes não merecem as críticas.

"Quero responder diretamente a essas declarações, mas primeiro preciso destacar uma questão muito mais importante. Nos últimos dias, vários surfistas, juízes da WSL e funcionários, foram vítimas de assédio, intimidação e ameaças de violência, inclusive de morte, como resultado direto dessas declarações. Isso nunca deveria acontecer em nosso esporte, ou em qualquer esporte", iniciou ele.

"Em termos das declarações feitas, rejeitamos completamente a sugestão de que o julgamento de nossas competições seja de alguma forma injusto ou preconceituoso. Essas alegações não são apoiadas por nenhuma evidência. É inadmissível que qualquer atleta questione a integridade de nossos juízes que, assim como nossos surfistas, são profissionais de elite", continuou o CEO da WSL.

"Os critérios de julgamento são fornecidos aos atletas antes de cada competição. Todos os atletas que competiram no Surf Ranch Pro, receberam esses materiais no dia 20 de maio. Todos os atletas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os critérios na ocasião. Nenhum dos atletas que fizeram essas declarações, aproveitou essa oportunidade no Surf Ranch Pro", finalizou Erik Logan.

Erik Logan, CEO da WSL
WSL rebateu as críticas por meio de Erik Logan (Crédito: GettyImages)

Após a etapa do Surf Ranch, o tricampeão Gabriel Medina tomou atitude importante em relação aos critérios da WSL. Desde os últimos anos, os brasileiros vêm recebendo notas bem abaixo do esperado. Desta vez, a situação ficou ainda pior, já que o próprio Gabriel e Italo Ferreira foram os mais prejudicados pelas notas dos cinco juízes.

Durante a etapa na piscina de ondas, Gabriel Medina recebeu notas duvidosas e distantes do que foi praticado em termos de manobras. Por outro lado, Ethan Ewing, seu rival, praticou surfe bastante conservador e recebeu avaliação melhor. O mesmo aconteceu com Italo Ferreira na grande decisão, que foi vencida por Griffin Colapinto.