Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / POLÊMICA!

Surfe: Gabriel Medina toma atitude importante e dispara críticas à WSL

Após nova etapa do circuito mundial, Gabriel Medina fez o que se esperava de um tricampeão do mundo e liderou movimento dos brasileiros

Guilherme Assumpção Publicado em 29/05/2023, às 08h36 - Atualizado às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Medina criticou bastante os critérios da WSL - GettyImages
Gabriel Medina criticou bastante os critérios da WSL - GettyImages

Após a etapa do Surf Ranch, o tricampeão Gabriel Medina tomou atitude importante em relação aos critérios da WSL. Desde os últimos anos, os brasileiros vêm recebendo notas bem abaixo do esperado. Desta vez, a situação ficou ainda pior, já que o próprio Gabriel e Italo Ferreira foram os mais prejudicados pelas notas dos cinco juízes.

Durante a etapa na piscina de ondas, Gabriel Medina recebeu notas duvidosas e distantes do que foi praticado em termos de manobras. Por outro lado, Ethan Ewing, seu rival, praticou surfe bastante conservador e recebeu avaliação melhor. O mesmo aconteceu com Italo Ferreira na grande decisão, que foi vencida por Griffin Colapinto.

Italo buscou responder Griffin com uma excelente volta, mas não foi o suficiente. Na última volta, o brasileiro conseguiu brilhar e encaixou manobras como 360, tubo infinito e batida 90 graus. Depois disso, ele ainda olhou para os juízes e fez uma expressão de questionamento, querendo saber o que mais os árbitros queriam para ele superar o rival. 

Incomodado com a situação que se arrasta há alguns anos, Gabriel Medina decidiu liderar um movimento que pode revolucionar o surfe. Por meio das redes sociais, o tricampeão do mundo tomou coragem e enviou uma carta à WSL. De forma bastante inteligente, o surfista fugiu de qualquer especulação em torno de uma 'perseguição aos brasileiros'.

Por outro lado, Gabriel detonou os critérios adotados pelos juízes na avaliação das ondas. Para ele, o surfe progressivo e com variedade está ficando em segundo plano e sendo pior avaliado do que manobras simples e sem grande repertório. Além disso, o tricampeão alertou a WSL para o afastamento dos fãs e patrocinadores por conta das polêmicas.

Gabriel Medina em ação no Surf Ranch
Gabriel Medina ficou com o quinto lugar no Surf Ranch (Crédito: GettyImages)

Com o pronunciamento oficial, Gabriel Medina recebeu apoio de nomes importantes do circuito mundial. Italo Ferreira, Filipe Toledo, João Chumbinho e Yago Dora foram alguns dos brasileiros que se manifestaram a favor das falas do companheiro de surfe. Julian Wilson e Jeremy Flores, atletas conhecidos do surfe mundial, também se manifestaram.

Até o momento, a WSL não se pronunciou sobre as reclamações de Gabriel Medina. Nas redes sociais, a entidade vem sendo bastante criticada pela forma de avaliação das ondas. Vale citar que nenhuma mudança está sendo especulada para a próxima etapa, que tem início marcado para o dia 09 de junho, em El Salvador.

CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DE MEDINA!

"Caro WSL,

Por favor, entenda a importância desta discussão.

O surfe é a minha vida, e meu amor por este esporte é incondicional. Surfo com paixão e pretendo deixar um belo legado quando olhar para trás um dia. No entanto, a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante.

Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte. Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte.

Também é importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre PROGRESSÃO e VARIEDADE nos critérios e a falta de valorização para as manobras. O retorno recebido é sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar seus argumentos. A WSL precisa urgentemente esclarecer seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do esporte".