Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Fórmula 1: Haas toma decisão sobre Pietro Fittipaldi

Haas trabalha para definir substituto do russo Nikita Mazepin, que teve contrato rescindido, e Pietro Fittipaldi é visto como um dos favoritos ao posto; veja o que disse a equipe

Redação Publicado em 07/03/2022, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fórmula 1: Haas toma decisão sobre Pietro Fittipaldi - GettyImages
Fórmula 1: Haas toma decisão sobre Pietro Fittipaldi - GettyImages

A Haas definiu que Pietro Fittipaldi fará a pré-temporada de Fórmula 1 no Bahrein, nesta semana. O brasileiro, que é piloto reserva, substituirá o russo Nikita Mazepin, que teve contrato rescindido com a equipe na semana passada. Gene Hass, dono do time, confirmou Pietro na etapa prévia do mundial neste domingo, 6, e garantiu que vai definir até quarta-feira o novo companheiro de Mick Schumacher.

Logo após a rescisão contratual com Mazepin, que ocorreu por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, o chefe da Haas, Günther Steiner, afirmou que Pietro, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, é o favorito para assumir a vaga do piloto russo. A equipe não confirmou se o brasileiro será o titular para a temporada de 2022.

Canal - SportBuzz:

“Estamos no processo de estudar diversos candidatos, veremos quem está disponível e com o que teremos de lidar, mas temos de ter alguém até a quarta-feira. Pietro definitivamente estará lá, ele está lá para isso, é o piloto de testes. Obviamente queremos alguém com um pouco mais de experiência [para a temporada], mas veremos o que há à disposição”, disse Gene à “Associated Press”.

Piloto reserva da Haas, Pietro disputou dois Grandes Prêmios pela equipe. Em 2020, ele substituiu o francês Romain Grosjean, que sofreu um grave acidente no GP do Bahrein no fim daquela temporada. Com as mudanças no carro de lá para cá, o time terá um final de semana de testes com o brasileiro antes da estreia do campeonato.

Pietro Fittipaldi em testes pela Haas
Pietro Fittipaldi em ação pela Haas (Crédito: GettyImages)

Em Barcelona, a equipe enfrentou um período de treinos conturbado, já que teve problemas dentro da pista, teve o carro que menos andou e ainda passou pela pressão diante da guerra na Ucrânia. A empresa do pai de Mazepin, a UralKali, era a patrocinadora principal da Haas, mas o contrato também foi cancelado.

Gene explicou o motivo da rescisão com o piloto e com a empresa, e garantiu que a Haas não sofrerá impacto financeiro ao longo do ano. “Há críticas muito intensas a respeito da invasão na Ucrânia e a pressão estava muito forte. Não dá para lidar com isso, nossos outros patrocinadores não podem lidar com tudo isso”, disse.

Em 2022, a temporada de Fórmula 1 contará com um novo regulamento técnico. O novo carro tem uma asa dianteira maior, asa traseira redesenhada, calotas nas rodas e aletas cobrindo os pneus. Além disso, os monopostos terão a volta do efeito-solo, com a maior parte da pressão aerodinâmica gerada pelo assoalho.

Após a pré-temporada no Circuito da Catalunha, em Barcelona, disputada entre os dias 23 e 25 de fevereiro, a Fórmula 1 segue para mais uma etapa antes da estreia do campeonato mundial. O Circuito de Sakhir, no Bahrein, encerrará a fase preparatória nesta semana, entre os dias 10 e 12 de março.

O primeiro fim de semana de treinos não foi exibido em tempo real, e a categoria divulgou apenas os melhores tempos para o público. Já o segundo evento preparatório contará com a presença de público e terá cobertura ao vivo. O calendário da temporada de 2022 da Fórmula 1 estreia no dia 20 de março, com o GP do Bahrein, e contará com 23 etapas.