Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / TÓQUIO 2021

Conheça as equipes brasileiras já classificadas em suas modalidades para as Olimpíadas de Tóquio

Veja aqui os nomes de alguns atletas que já confirmaram presença nos próximos Jogos Olímpicos

Lucas Cesare Publicado em 18/03/2021, às 16h16 - Atualizado às 19h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medalha das Olimpíadas de Tóquio - Getty Images
Medalha das Olimpíadas de Tóquio - Getty Images

O Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 estão cada vez mais próximos, com seu início previsto para o dia 23 de julho deste ano. Sendo assim, praticamente todas as modalidades já têm seus atletas classificados para a disputa do torneio. Confira agora a relação das equipes brasileiras que lutarão pelo ouro olímpico:

ATLETISMO
A maior representação do Brasil será no atletismo. Vale ressaltar que os índices considerados para as provas de atletismo são aqueles estabelecidos pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Masculino:

Revezamento 4 x 100m (masculino)
Revezamento 4 x 100m (modalidade: misto)
Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros) — 100 m — 10.04 (0.9)
Aldemir Gomes Junior (Pinheiros) — 200 m — 20.17 (0.9)

110 m com barreiras
Gabriel Constantino (Pinheiros) — 13.18 (0.8)
Eduardo de Deus (Orcampi) — 13.30 (0.7)

400 m com barreiras
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) — 48.28
Marcio Telles (Orcampi) — 48.60

Salto com vara
Thiago Braz (Pinheiros) — 5,92 m
Augusto Dutra (Pinheiros) — 5,80 m

Salto triplo
Alexsandro Melo (Orcampi) — 17,20 m
Almir Cunha dos Santos (Sogipa) — 17.15 (1.0)

Arremesso do peso
Darlan Romani (Pinheiros) — 22,61 m

Maratona
Daniel Chaves (ASA São Bernardo) — 2h11min10s
Paulo Roberto de Almeida Paula – 2h10min08s

Marcha atlética (20 km)
Caio Bonfim (CASO) — 1:18:47

Decatlo
Felipe dos Santos – 8.364 pontos

Feminino:

200 m rasos
Vitória Rosa (Pinheiros) — 22.72 (0.4)

20 km marcha atlética
Erica Rocha de Sena (Orcampi) — 1:27:37

Lançamento de disco
Andressa Oliveira de Moraes (Pinheiros) — 65,34 m

CANOAGEM SLALOM
Nessa modalidade, dois atletas brasileiros se classificaram em apenas três vagas disponíveis, são eles: Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves.

CANOAGEM VELOCIDADE
Com a medalha de bronze conquistada no Mundial no C2 100m, os brasileiros Isaquias Queiroz e Erlon de Souza estão classificados para tentar ganhar mais uma medalha olímpica para o Brasil.

ESGRIMA
Natalie Moellhausen

FUTEBOL FEMININO
A Seleção Brasileira garantiu a classificação ao conquistar a Copa América, em abril de 2018. Para chegar ao título, o Brasil venceu todas as sete partidas que disputou, marcou 31 gols e só sofreu dois na competição que foi disputada no Chile.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino nas Olimpíadas de 2016 (Crédito: GettyImages)

FUTEBOL MASCULINO
A seleção brasileira de futebol masculino se classificou com o vice-campeonato do Torneio Pré-Olímpico, disputado entre janeiro e fevereiro de 2020. Os brasileiros são os atuais detentores do ouro na modalidade.

GINÁSTICA ARTÍSTICA
Feminino: Flávia Saraiva
Masculino: Caio Souza, Arthur Zanetti e Arthur Nory.

HANDEBOL MASCULINO
A seleção brasileira de handebol masculino se classificou para os Jogos de Tóquio ao ficar em segundo lugar no Pré-Olímpico disputado em Montenegro. O Brasil perdeu na estreia para a Noruega, mas venceu a Coreia do Sul e depois o Chile para ficar com a vaga.

HANDEBOL FEMININO
A Seleção Brasileira após a conquista do hexacampeonato dos Jogos Pan-Americanos. A medalha de ouro veio com uma vitória das brasileiras por 30 a 21 sobre a Argentina.

HIPISMO: ADESTRAMENTO, SALTO e CCE
- João Paulo dos Santos
- João Victor Oliva
- Leandro da Silva
- Pedro Tavares

MARATONA AQUÁTICA
Ana Marcela Cunha conseguiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio ao terminar em quinto lugar na prova de 10km da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos.

Ana Maria Cunha, 5º lugar na prova de 10 km da Maratona de Esportes Aquáticos (Crédito: GettyImages)

NATAÇÃO
Com os resultados obtidos no Mundial de Esportes Aquáticos, 12 nadadores brasileiros estão classificados para a Olimpíada de Tóquio nos revezamentos: 4x100m livre masculino (4 atletas), 4x200m livre masculino (4 atletas) e 4x100m medley maculino (4 atletas).

PENTATLO MODERNO
Maria Ieda Guimarães se classificou para a Olimpíada ao ficar em quarto lugar no pentatlo moderno feminino dos Jogos Pan-Americanos

REMO
Lucas Verthein garantiu a classificação ao vencer o Single Skiff masculino na Regata Continental de Qualificação Olímpica do remo, disputada em março de 2021 no Rio de Janeiro.

RUGBY SEVENS FEMININO
A Seleção Brasileira conquistou a classificação ao conquistar o título do Pré-Olímpico sul-americano, disputado em Lima, no Peru, em junho de 2019.

SURFE
Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima são os atletas classificados no surfe para a Olimpíada de Tóquio. As vagas foram conquistadas no Mundial de 2019.

Gabriel Medina no World Surfing Games 2019 (Crédito: GettyImages)

TAEKWONDO
O Brasil conseguiu três vagas no Pré-Olímpico de taekwondo, disputado em San José, na Costa Rica. Edival Pontes, Ícaro Miguel e Milena Titoneli são os atletas classificados para representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio.

TÊNIS
JoãoMenezes conseguiu a vaga ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mas, para assegurar 100% sua vaga, o tenista precisa se manter entre os 300 melhores do ranking mundial.

TÊNIS DE MESA
A suada vitória de Hugo Calderano na final do torneio individual de tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos assegurou ao brasileiro a vaga para a Olimpíada de Tóquio. Além disso, as equipes feminina e masculina se classificaram ao vencer o Pré-Olímpico Latino-Americano.

TIRO COM ARCO
Marcus D’Almeida fez história nos Jogos Pan-Americanos ao ganhar a primeira prata do Brasil na modalidade. De quebra, carimbou o passaporte para Tóquio.

VELA (11 VAGAS)
A vaga olímpica na vela pertence ao país e não ao atleta. A Confederação Brasileira irá estabelecer o critério para definir o nome dos atletas que irão representar o país na Olimpíada de Tóquio.

VÔLEI FEMININO
As meninas do vôlei brasileiro carimbaram o passaporte para ir a Tóquio ao vencerem Camarões, República Domincana e Azerbaijão no Pré-Olímpico.

VÔLEI MASCULINO
No Pré-Olímpico masculino, o Brasil só conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos depois de vencer a Bulgária por 3 a 2 de virada. Os brasileiros são os atuais detentores da medalha de ouro na modalidade.

Seleção Brasileira de Vôlei 2016 (Crédito: GettyImages)

VÔLEI DE PRAIA
Feminino: Agatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca
Masculino: Bruno Schmidt/Evandro e Alison/Álvaro Filho

WRESTLING
Eduard Soghomonyan garantiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio na luta greco-romana na seletiva disputada no Canadá em março. No mesmo torneio, Aline Silva e Laís Nunes se classificaram no wrestling feminino.