Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / PARALIMPÍADAS!

Brasil consegue a virada contra o Canadá, e conquista a primeira vitória Paralímpica no vôlei sentado!

Brasileiras do vôlei sentado foram medalha de bronze nas Paralimpíadas Rio 2016

Redação Publicado em 27/08/2021, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasil vence o Canadá no vôlei sentado das Olimpíadas - GettyImages
Brasil vence o Canadá no vôlei sentado das Olimpíadas - GettyImages

Dia de estreia, e de vitória do Brasil no vôlei sentado das Paralimpíadas! Diante do Canadá, as brasileiras tiveram bastante dificuldade, mas conseguiram vencer logo no tie-break nesta sexta-feira, 27, com parciais de 21/25, 26/24, 25/20, 27/29 e 17/15 em 2h40 de jogo.

O jogo foi tão bom que as brasileiras chegaram a salvar um match point, e confirmaram a vitória na segunda oportunidade no set de desempate.

Na partida, Adria da Silva foi a maior pontuadora do Brasil, com 17 acertos. JaniBatista, que fez o ponto da vitória, teve 14 acertos, enquanto PamelaPereira anotou 13 pontos, e EdwardaDias 10.

Já falando de maior pontuadora de toda a partida, a canadenseHeidiPeters, com 21 acertos ficou com esse posto, enquanto DanielleEllis fez 18 pontos, e foi a segunda melhor.

Agora, com essa vitória por 3 sets a 2, o Brasil está na segunda colocação do Grupo A, atrás somente da Itália, que venceu o Japão por 3 a 0 também nesta sexta.

O jogo

Primeiro set

O Canadá começou decidido, e montou um bloqueio forte, se aproveitando dos erros brasileiros para abrir 5 a 1. Aí, o técnico JoséGuedesDantas pediu tempo, e o Brasil começou com uma reação, mas as canadenses deslancharam de novo, e chegaram a ter nove pontos de vantagem, com o placar em 16 a 7.

Já na reta final, Jani Batista encaixou alguns bons ataques e puxou a reação do Brasil, que fez seis pontos seguidos, e chegou a diminuir a desvantagem para dois pontos, com o placar marcando 23 a 21. Apesar desse esforço, o Canadá conseguiu fechar o primeiro set em 25 a 21.

Segundo set

No segundo set, o Canadá começou abrindo 5 a 1, mas diferentemente do primeiro, o Brasil não demorou para reagir, e logo empatou em 6 a 6. Sempre que as canadenses tentavam ficar em vantagem, as brasileiras empatavam a parcial.

No momento decisivo, o Brasil contou com os ataques precisos de Adria da Silva, e com erros canadenses para vencer o segundo set por 26 a 24.

Terceiro set

Já mais confiante, o Brasil deslanchou no terceiro set, dominou toda a parcial e conseguiu barrar bem as tentativas de reações das canadenses. As brasileiras chegaram a ter oito pontos de vantagem, com o placar em 19 a 11, e conseguiu fechar o set em um ataque de PamelaPereira, com 25 a 20.

Quarto set

No quarto set, o equilíbrio voltou a ser absoluto, e o Brasil chegou a dominar o placar por duas vezes, e teve quatro pontos de vantagem, marcando 20 a 16. Porém, o Canadá reagiu com os ataques de Heidi Peters e virou, fazendo 23 a 22.

As brasileiras ainda conseguiram salvar quatro set points, mas não evitaram a vitória canadense na parcial, com 29 a 27.

Tie-Break

O set decisivo foi melhor para o Canadá, que abriu 3 a 0, mas o Brasil não deixou barato, e virou em uma sequência de cinco pontos seguidos, fazendo 8 a 5. O Canadá ainda chegou a encostar, fazendo 8 a 7, mas o Brasil engatou uma nova sequência de três pontos, com o placar em 11 a 7.

As canadenses reagiram de novo, e chegaram ao empate, deixando em 11 a 11. Na reta final, o Brasil teve o primeiro match point, mas o Canadá salvou e também teve a chance de vencer o jogo.

Mas aí foi a vez do Brasil de evitar a derrota, virar e fechar o jogo em um ataque de Jani Batista, terminando com o placar em 17 a 15.

Próximos compromissos

Como próximo compromisso, as brasileiras encaram as anfitriãs japonesas no domingo, 29, às 8h30 (horário de Brasília). Para às semifinais, avançam as duas melhores equipes de cada chave.