Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / PARALIMPÍADAS!

Mais uma para o Brasil! Gabriel Bandeira leva a prata nos 200m livre nas Paralimpíadas

Gabriel Bandeira quase ganhou o ouro na categoria S14 das Paralimpíadas, mas acabou sendo ultrapassado pelo britânico Reece Dunn

Redação Publicado em 27/08/2021, às 07h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Bandeira durante a disputa dos 200m nas Paralimpíadas - GettyImages
Gabriel Bandeira durante a disputa dos 200m nas Paralimpíadas - GettyImages

É medalha que você quer? É medalha que os atletas brasileiros estão entregando nas Paralimpíadas! Nesta sexta-feira, 27, o dono da conquista de prata foi Gabriel Bandeira, na prova dos 200m classe S14, para atletas com deficiência intelectual, no Centro Aquático do Japão.

Vale lembrar que o nadador já havia aberto as disputas das Paralimpíadas na natação levando o primeiro ouro do Brasil nos 100m borboleta.

Porém, não é só aí que a coisa fica boa, não. Para se ter uma ideia do nível que estava essa prova, Daniel Bandeira, e o britânico ReeceDunn, nadaram abaixo do recorde mundial anterior, com tempo de 1min52s90.

Com esse ritmo muito forte, Dunn terminou a prova fazendo 1min52s40, enquanto o brasileiro cravou 1min52s74. Assim, o bronze acabou ficando com o russo ViacheslavEmeliantsev, marcando tempo de 1min55s58.

Para atingir esse objetivo, Gabriel adotou uma estratégia de prova mais controlada do que o rival. Nos primeiros 50m, o paulistano ocupou o quinto lugar, mas já nos 100m, estava na terceira posição. Nos 150m, era o vice-líder, e pressionava Dunn.

Apesar de a pressão ter aumentado na última piscina, o britânico também acelerou, e conseguiu manter a dianteira, levando o ouro.

"Por essa aqui eu não esperava. Nos 100m borboleta eu estava mais preparado, mas essa foi inesperada", disse Daniel em entrevista ao "SporTV" depois da prova.

Bronze para as mulheres!

Não são apenas os homens que estão se destacando nas Paralimpíadas não. A nadadora MariaCarolinaSantiago garantiu a medalha de bronze nos 100m costas da classe S12, para atletas com deficiência visual, depois de marcar tempo de 1min09s18. 

Nessa prova, ela só não chegou ao ouro Paralímpico porque ficou atrás somente da britânica Hannah Russell, com tempo de 1min08s44, e da russa DariaPikalova, que ganhou a prata, e teve tempo de 1min08s76.

Inclusive, vale lembrar que esse foi o primeiro pódio Paralímpico de Carol, que ainda tem grandes chances de ficar entre as primeiras colocadas também nos 50m livre e 100m livre.

"Esse resultado representa muito para mim. Foi uma preparação bem dura, mas consegui fazer meu melhor tempo e consegui a medalha", comemorou a brasileira.

"Infelizmente, não tem as arquibancadas lotadas para sentir aquela força da torcida, mas é incrível, incrível. Eu queria muito essa medalha, e a gente conseguiu", finalizou.