Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NFL / ENTENDA TUDO!

Wild Card da NFL: o que é, como funciona, jogos e quando acontecem

Primeira rodada dos playoffs da liga de futebol americano terá seis partidas em três dias; entenda todos os principais detalhes de como tudo funciona

NFL, principal liga de futebol americano - Getty Images
NFL, principal liga de futebol americano - Getty Images

Os playoffs da NFL estão cada vez mais perto de ter o apito inicial. A fase decisiva da liga contará com seis jogos que vão começar a definir as duas equipes que vão poder estar na grande final, o tão sonhado Super Bowl LVIII, que acontece no dia 11 de fevereiro, na cidade de Las Vegas, em Nevada.

Conhecida como Wild Card, a primeira chance dos times de darem um passo à frente contará com duelos históricos, rivalidades pessoais e desafios climáticos. Entenda um pouco mais de tudo isso agora!

O que é o Wild Card?

O Wild Card é a primeira rodada dos playoffs, onde somente 12 equipes disputam a etapa. Ao todo, 14 times se classificam para a pós-temporada, entre as duas conferências, Nacional e Americana, as melhores campanhas de cada divisão (Leste, Oeste, Sul e Norte em ambas) avançam. Para determinar os jogos do Wild Card, a regra é a seguinte, baseada no ranking geral de todos os times:

  • Time de campanha 2 x Time de campanha 7
  • Time de campanha 3 x Time de campanha 6
  • Time de campanha 4 x Time de campanha 5

Os dois times com a melhor campanha em cada conferência recebem uma semana de folga e apenas assistem aos adversários tentarem avançar nos playoffs. Do Wild Card, passam seis times para a semifinal de cada conferência.

Em cada lado das quatro chaves, quatro franquias jogam em dois confrontos, os três classificados do WC mais o time campeão da conferência. Terminada a semifinal, os vencedores se enfrentam em uma final de cada chave, onde disputam quem será o sortudo de participar do SB LIII.

E como isso tudo é colocado na prática na temporada 2024?

Na temporada de 2023/24 da NFL, o grande campeão da Conferência Americana (AFC) foi o Baltimore Ravens, enquanto o San Francisco 49ers levou a Conferência Nacional. Então, o WC será disputado em três dias diferentes. Veja tudo sobre os duelos da primeira rodada da pós-temporada da liga.

Houston Texans (4) x Cleveland Browns (5)

Abrindo o Wild Card, a NFL terá um duelo geracional de quarterbacks, com o novato C.J. Stroud duelando contra o experiente Joe Flacco, que já foi campeão do Super Bowl XLVII. A partida inaugural dos playoffs da liga acontece neste sábado, 13, às 18h30 (de Brasília), com transmissão exclusiva da ESPN (canal fechado) e do Star+ (streaming).

Kansas City Chiefs (3) x Miami Dolphins (6)

Já o segundo jogo promete muito frio. Não dentro de campo, mas em Kansas City inteira, que pode chegar a −19 °C no sábado, 13. Atual campeão, o Kansas City Chiefs recebe o Miami Dolphins para a famosa “batalha nas trincheiras” mais geladas possíveis. A partida começa às 22h, no sábado, 13, e tem transmissão exclusiva da ESPN (canal fechado) e do Star+ (streaming).

Buffalo Bills (2) x Pittsburgh Steelers (7)

E não é só um jogo que terá a temperatura abaixo de zero. Buffalo Bills e Pittsburgh Steelers entram em campo na cidade de Buffalo, em Nova York, com muito frio. Os mandantes jogam com a esperança depositada em Josh Allen, enquanto os visitantes sofrem com a ausência de T.J. Watt, fora por conta de uma lesão no joelho. A partida começa às 15h, do domingo, 14, e terá transmissão exclusiva da ESPN (canal fechado) e do Star+ (streaming).

Dallas Cowboys (2) x Green Bay Packers (7)

Dallas Cowboys e Green Bay Packers só se enfrentaram duas vezes em todos os playoffs da NFL. E faz tanto tempo que muita coisa mudou. Enquanto o time de Green Bay viu sua principal estrela sair e Jordan Love assumir a bronca, na última vez que duelaram, Dak Prescott já estava na titularidade da franquia de Dallas. O jogo acontece às 18h30, no domingo, 14, com transmissão exclusiva da ESPN (canal fechado) e do Star+ (streaming).

Detroit Lions (3) x Los Angeles Rams (6)

Em uma disputa absurda de egos, muitas coisas guardam o duelo entre Detroit Lions e Los Angeles Rams. O jogo será o primeiro em que a franquia de Detroit jogará em casa nos playoffs após longos 30 anos e contará com o reencontro de quarterbacks com suas ex-equipes.

Matthew Stafford, do time de Los Angeles, foi selecionado em 2009 pelos Lions. Enquanto Jared Goff, selecionado pelos Rams em 2016, foi trocado para a equipe de Michigan. A partida começa às 22h (de Brasília), no domingo, 14, e tem transmissão exclusiva da ESPN (canal fechado) e do Star+ (streaming).

Tampa Bay Buccaneers (4) x Philadelphia Eagles (5)

Por fim, mas não menos importante, o jogo que fecha o Wild Card tem, pelo menos na teoria, um grande favorito. O Philadelphia Eagles tem os jogadores mais talentosos e vinha tendo um começo de temporada dos sonhos. Mas, na reta final, acabou escorregando e perdeu cinco dos últimos seis jogos.

Já o Tamba Bay Buccaneers, vivendo a saudade de Tom Brady, conseguiu estar na pós-temporada mesmo com muitas dificuldades. A partida começa às 22h (de Brasília), na segunda-feira, 15, e tem transmissão exclusiva da ESPN (canal fechado) e do Star+ (streaming).