Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES SERGIPANOS

Conheça a origem dos distintivos de alguns dos principais clubes sergipanos

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos times de Sergipe

José Renato Publicado em 06/08/2021, às 15h28 - Atualizado às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos dos principais times de Sergipe - Getty Images/ Divulgação
Escudos dos principais times de Sergipe - Getty Images/ Divulgação

LAGARTENSE

Há registros de jesuítas que iniciaram a criação de um povoado. Quando houve um surto de varíola, na tentativa de fugir da doença, muitos se instalaram em um local mais alto, onde havia um riacho e inúmeras pedras em forma de lagarto. Além disso, os frades passaram a invocar Nossa Senhora da Piedade para auxiliar os doentes.

As preces foram atendidas e o povoado passou a se chamar Nossa Senhora da Piedade da Pedra do Lagarto. Essa rica história fez com que Nossa Senhora da Piedade fosse a grande homenageada no distintivo do Lagartense. A santa é muito seguida por várias cidades portuguesas, dentre elas Póvoa de Santa Iria, que possui em seu brasão a imagem de um leão em pé sob as duas patas traseiras.

CONFIANÇA

Foi na Fábrica de Fiação e Tecelagem Confiança, fundada em 1907 sob o nome de Ribeiro Chaves & Cia., que o Confiança surgiu. As primeiras atividades esportivas da associação foram devidamente oficializadas a partir da criação de equipes de “atletas”, como forma de incentivar a prática de vôlei.

Os “atletas” eram, na verdade, moradores do bairro Industrial, trabalhadores das fábricas que existiam na região, em torno de 1936, ano de fundação do Confiança que aparece em seu distintivo. O futebol só passaria a ser praticado na Associação mais de dez anos depois, o que não seria um impedimento para que o clube se tornasse uma das equipes mais tradicionais de seu estado.

SERGIPE

O Club Sportivo Sergipe foi um dos primeiros clubes fundados em seu estado, em 1909, com foco exclusivo na prática de esportes náuticos. Essa vocação é comprovada pelo destaque de um par de remos e uma âncora em seu escudo. Além desses elementos, há a presença de uma bola de futebol, esporte que, mais tarde, passou a ser a principal atividade praticada pelas equipes do Sergipe.

Suas cores, vermelho e branco, simbolizam vigor, vontade de vencer e busca pelo progresso, refletidos no fato de a equipe ter conquistado o maior número de títulos estaduais. Além de o Sergipe ser o grande vencedor de seu estado, é dono da maior torcida da região.