Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Saiba por onde anda o Blackburn Rovers, terceiro campeão da era Premier League!

Clube hoje está na segunda divisão e é considerado um dos primeiros milionários da competição

Izabella Macedo Publicado em 12/12/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba por onde anda o Blackburn Rovers, terceiro campeão da era Premier League - GettyImages
Saiba por onde anda o Blackburn Rovers, terceiro campeão da era Premier League - GettyImages

Há 25 anos, o futebol inglês teve um campeão considerado um tanto quanto incomum, o Blackburn Rovers.

Atualmente o clube está na segunda divisão nacional e ainda é conhecido por muitos como um dos primeiros milionários da Premier League.

Ao contrário do que possam imaginar, os Rovers têm uma história bem rica no futebol do país, inclusive conquistou o importante troféu em uma disputa eletrizante na temporada 1994/1995.

Diante disso, o SportBuzz relembra as principais conquistas do time e te conta por onde anda o terceiro campeão da era Premier League.

O Blackburn foi o primeiro time fora de Londres a chegar a uma final da Copa da Inglaterra, em 1882 e conquistaram, inclusive, seis vezes a competição. Uma Copa da Liga foi conquistada depois do título inglês de 1995, e outros dois campeonatos nacionais já estavam no currículo da equipe. 

Um dos membros-fundadores do Campeonato Inglês, o Blackburn permaneceu na primeira divisão até a temporada 1935/36, quando acabou sendo rebaixado com a pior campanha. 

Após a queda

Partida da Premier League de abril de 1995 entre Blackburn Rovers e Queens Park Rangers (Crédito: GettyImages)

Depois da queda, os Alviazuis viveram décadas esquecidos da memória dos admiradores do esporte, já que só conquistaram títulos de divisões inferiores e chegaram ao fundo do poço integrando a terceira divisão. 

No entanto, a história de afastamento da elite do futebol inglês teve uma pausa apenas na década de 1990. E como muitos não sabem, tudo aconteceu com a ajuda de um torcedor fanático do clube.

O milionário Jack Walker comprou a equipe, investiu pesado, e recolocou o Blackburn de novo em evidência no cenário nacional. 

Time milionário

Jack Walker, milionário que investiu no Blackburn Rovers (Crédito: GettyImages)

Se Roman Abramovich, com todo o seu dinheiro, e o Xeque Mansour bin Zayed, da mesma forma, colocaram Chelsea e Manchester City em evidência novamente, Jack fez um papel parecido na década de 1990 com o Blackburn. 

Como os tempos eram outros, e os valores de hoje em dia são incomparáveis, é certo que o dinheiro investido pelo milionário fez os Rovers chegarem ao topo. 

O capitão da retomada foi Kenny Dalglish, campeão inglês duas vezes com o Liverpool, o escocês deu o primeiro passo ao levar o time de Ewood Park para a primeira divisão na temporada 1991/92. 

O investimento para a primeira divisão foi grande. Além de nomes como Stuart Ripley e Tim Sherwood, a cereja do bolo foi a contratação de Alan Shearer.

Juntos, os jogadores foram evoluindo até chegarem ao tão sonhado título. Outro que foi fundamental foi Chris Sutton, que fez dupla de ataque com Shearer na campanha vitoriosa. 

O campeonato

Alan Shearer comemorando com os jogadores do Blakcburn após partida diante do Tottenham (Crédito: GettyImages)

O Campeonato Inglês da temporada 1994/1995 foi dos mais emocionantes, onde Blackburn e Manchester United revezavam na ponta rodada após rodada.

Os Diabos Vermelhos, comandados por Sir Alex Ferguson, tinham no gol um gigante PeterSchmeichel, no meio nomes como Scholes e Beckham, que virariam lendas por lá, Andy Cole, que veio por muito dinheiro, e também no ataque outra lenda, Eric Cantona

Foi naquele campeonato, inclusive, que Cantona deu a voadora mais famosa do futebol, onde em um jogo contra o Crystal Palace, o francês acertou um torcedor rival, e acabou suspenso pelo resto da temporada.  

A emoção pelo título durou até o último minuto da última rodada.

A liderança era dos Rovers, que acabaram perdendo para o Liverpool, em Anfield, mas os Red Devils não aproveitaram a ajuda do rival e não saíram do empate contra o West Ham, em Londres, e viram o título ir para Ewood Park.  

Shearer, que mais tarde seria vendido ao Newcastle e que defendeu a Seleção Inglesa até 2000, foi o grande destaque da conquista, sendo o artilheiro da Premier League, com 34 gols em 42 jogos.  

Blackburn hoje

Blackburn Rovers hoje em dia na segunda divisão da Premier League (Crédito: GettyImages)

25 anos depois do ano glorioso e que ficou para a história, o Blackburn está na segunda divisão do futebol inglês.

Atualmente, o time é o 10° colocado do torneio nacional, com 25 pontos, nove a menos do que o líder Norwich.

Os Blues fizeram até aqui 17 jogos, sendo sete vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Na competição, Adam Armstrong é o artilheiro com 14 gols marcados. Harvey Elliott é o garçom do time, com quatro assistências anotadas.

Apesar da "Má fase", os torcedores seguem sonhando com a volta para a elite do futebol inglês.