Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ

Saiba como estão os técnicos que foram campeões do mundo com a Seleção Brasileira!

Ao todo, cinco profissionais tiveram a felicidade de levantar a tão sonhada taça da famigerada competição!

Pedro Ungheria Publicado em 11/05/2020, às 11h08 - Atualizado às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre os comandantes da Amarelinha da conquista dos cinco títulos mundiais! - GettyImages/Rafael Ribeiro (CBF)
Relembre os comandantes da Amarelinha da conquista dos cinco títulos mundiais! - GettyImages/Rafael Ribeiro (CBF)

Quando falamos em Seleção Brasileira, uma das palavras que vêm à nossa cabeça é ‘respeito’. Considerada uma das maiores produtoras de craques da história do futebol, a Canarinho sempre foi vista como favorita na maioria das competições que disputou. O fato de contar com nomes de tamanha expressividade, comandantes magistrais e a famosa ‘ginga brasileira’ sempre foram diferenciais na hora de fazer valer dentro das quatro linhas.

Prova disso são os inúmeros títulos, como Copa América, Copa da Confederações, Olimpíadas e a mais cobiçada de todas, a Copa do Mundo, que para nossa alegria, seguimos no topo como a maior detentora de títulos deste torneio. Ao todo, foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Bom, já que entramos no assunto, vamos relembrar um pouco das vezes em que erguemos a tão sonhada taça? Os capitães, todo mundo lembra, os goleadores, camisas 10, isso tudo é claro para muitos torcedores. Mas e os técnicos? Quem aí se lembra dos profissionais que comandaram nossos renomados elencos em busca destes títulos? Não se preocupe, nós do SportBuzz vamos te ajudar!

Começando por 1958, a Seleção Brasileira foi comandada dentro de campo pelo grandioso Pelé! Isso não é dúvida para ninguém! Mas fora dos gramados, quem deu cara aos esquemas táticos e fez com que a engrenagem girasse foi Vicente Feola. O primeiro campeão do mundo com o Brasil faleceu em 1975, 17 anos após a conquista.

Vicente Feola foi o primeiro campeão do mundo com o Brasil (Transmissão/Youtube)

Seguindo para 1962, ano em que Mané Garrincha mostrou para o mundo do futebol sua habilidade, tivemos como treinador Aymoré Moreira, o comandante da Canarinho deixou claro que estava se desenhando uma das maiores potências da história do futebol. Ele faleceu em 1998, 36 anos depois de levar o bicampeonato para o Brasil.

Aymoré Moreira foi o segundo campeão do mundo com o Brasil (Transmissão Youtube)

Prestando essa homenagem de agradecimento aos que se foram, vamos falar dos que continuam entre nós! O próximo título aconteceu em 1970, quando todos conheceram o verdadeiro Esquadrão do Futebol, a primeira seleção a ser tricampeã na história do torneio.

Na ocasião, além de um time prestigioso, um dos maiores futebolistas e técnicos da história do Brasil estava sob o comando do banco de reservas. Estamos falando de Zagallo! Atualmente com 88 anos, o astro segue sendo uma figura expressiva tanto na CBF, quanto no mundo dos esportes, por todos os feitos e bordões que eternizou! Como ele mesmo diria: “Vocês vão ter que me engolir”.

Zagallo foi tricampeão com a Seleção Brasileira (GettyImages)

Depois de alguns anos na fila, o Brasil voltou a vencer! O tetra veio em 1994, 24 anos depois do título de Zagallo. Nesta edição da Copa do Mundo, a Canarinho contava com o baixinho que estava revolucionando o futebol, Romário. Porém, para que o time funcionasse, o responsável pelo ato foi Carlos Alberto Parreira. Nos dias de hoje, o comandante está com 77 anos e segue inserido no mundo dos esportes, principalmente da Seleção Brasileira, mas longe dos holofotes das mídias.

Parreira foi tetracampeão com a Seleção Brasileira (GettyImages)

Por fim, chegamos ao tão esperado e comemorado pentacampeonato! Em 2002, o Brasil desembarcou do outro lado do mundo com um time dos sonhos. Rivaldo, Ronaldo, Cafu, Denilson, Vampeta… quantos craques! Isso só podia ter um final, não é mesmo? O título veio contra a Alemanha e naquele ano a Seleção Brasileira incorporou o espírito da famosa ‘Família Scolari’. Na ocasião, Felipão foi o responsável pelo comando e por transformar a concentração em um verdadeiro ambiente familiar.

Ainda na ativa, Felipão está com 71 anos e trabalhando com o futebol até os dias de hoje! O último clube que dirigiu foi o Palmeiras, mas já deu entrevistas que não deve se aposentar, o que nos faz acreditar que o comandante ainda pode treinar algum time antes de oficializar o fim de sua carreira profissional.

Felipão foi o responsável pelo comando no Japão, em 2002 (Rafael Ribeiro/CBF)


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.