Sportbuzz

Zagallo (Treinador de Futebol)

Zagallo
Zagallo - GettyImages
Nome CompletoMário Jorge Lobo Zagallo
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento09/08/1931
90 anos, 2 meses
Local NascimentoAtalaia, Alagoas
Wikipedia Zagallo

Mário Jorge Lobo Zagallo é um importante nome do futebol brasileiro, com muitas conquistas em seu currículo. Nascido no dia 9 de agosto de 1931, Zagallo foi um jogador de futebol e passou por apenas três clubes em sua carreira. América RJ, Botafogo e Flamengo foram os times que defendeu. Disputou sua primeira Copa do Mundo, em 1958, e já venceu seu primeiro título com o Brasil. A segunda vez de Zagallo em Copas do Mundo aconteceu em 1962, e o ex-jogador conquistou o bicampeonato.

Natural de Atalaia, Alagoas, atuava como ponta esquerda e deixou grandes nomes do futebol brasileiro na reserva, por seu talento e habilidade. Decidiu se aposentar em 1966 e ingressou na carreira de treinador. O sucesso na área técnica atingiu ótimos níveis e se tornou um dos principais nomes na profissão. Assumiu o Botafogo, seu primeiro clube, no mesmo ano em que parou de jogar. Levantou quatro troféus, entre eles, o título brasileiro de 1968.

Após seu primeiro trabalho como técnico, Zagallo foi convidado para assumir a Seleção Brasileira. E a primeira conquista não demorou. Foi campeão do mundo na Copa de 1970 e se tornou umas das três únicas pessoas a vencerem o torneio como treinador e jogador. A carreira do “Velho Lobo”, como é chamado, foi muito extensa e o treinador passou por diversos clubes. Outro trabalho de destaque aconteceu no Flamengo. Com três passagens pelo Rubro-Negro, venceu 13 campeonatos e entrou para a história do clube.

O retorno de Zagallo para a Seleção Brasileira aconteceu em 1991. Desta vez, assumiu a função de coordenador e foi campeão da Copa do Mundo de 1994, nesta função. Porém, no mesmo ano, o treinador voltou ao comando do Brasil para trabalhar em mais um ciclo de Copa. O resultado não foi tão positivo quanto os últimos. Perdeu a final para a França por 3 a 0 e terminou com o vice-campeonato da Copa do Mundo de 1998.

Zagallo ainda voltou ao comando do Brasil como assistente técnico na Copa do Mundo de 2006. O técnico trabalhou, ainda, em algumas seleções. Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes convidaram o brasileiro para comandar suas equipes.

Em relação a sua vida pessoal, Zagallo é viúvo e tem dois filhos. Paulo Jorge de Castro Zagallo seguiu os passos do pai e é técnico de futebol. Mário César Zagallo também trabalha no ramo, mas o filho do “Velho Lobo” ocupa a função de agente esportivo.


Artigos relacionados a Zagallo

Zagallo, ex-treinador de futebol - GettyImages
Neymar ganha o apoio de Zagallo em polêmica sobre final da Copa América entre Brasil e Argentina - GettyImages
Zagallo e Sampaoli posando para foto com a camisa da Seleção Brasileira - Reprodução/Instagram
Zagallo foi imunizado no Rio de Janeiro - GettyImages
Vinícius Júnior em ação pela Seleção Brasileira - GettyImages
Zagallo parabeniza Pelé - Transmissão/CBF TV
Marta vai virar estátua no Museu da Seleção Brasileira ao lado de Pelé - GettyImages
Ídolo da Seleção Brasileira relembra título da Copa de 70 e diz que Zagallo foi revolucionário - GettyImages
Relembre os comandantes da Amarelinha da conquista dos cinco títulos mundiais! - GettyImages/Rafael Ribeiro (CBF)
Luiz Felipe Scolari tem passagem pela Seleção Brasileira e Portuguesa - Rafael Ribeiro / CBF
Ronaldo um dos maiores artilheiros da Seleção Brasileira - GettyImages