Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CRITICOU!

Ronaldo Fenômeno critica Brasil e lembra de Vini Jr: "Só melhorou lá fora"

Em entrevista a podcast, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno criticou a formação de atletas no Brasil, e lembrou da evolução de Vinícius Júnior no Real Madrid

Ronaldo Fenômeno critica Brasil e lembra de Vini Jr - Getty Images
Ronaldo Fenômeno critica Brasil e lembra de Vini Jr - Getty Images

Em entrevista ao podcast "Mano a Mano", o ex-atacante, e atual dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno criticou o sistema de formação de jogadores do Brasil. Na oportunidade, ele comparou com o que se faz na Europa, e ainda citou exemplos como o de Vinícius Júnior, revelado pelo Flamengo.

"Durante muitos anos, os talentos que saíam, saíam porque são talentos e, muitas vezes, brutos. Um caso muito claro é do Vinícius Jr. Ele foi vendido para o Real Madrid com 18 anos, faz o primeiro ano no time B do Real Madrid. Você via que não era um atleta refinado, tanto que todo mundo falava que seria emprestado por lá, até voltar ao Brasil", colocou.

Falando que programas de treinamentos e certos profissionais foram cruciais para a evolução, Ronaldo seguiu: "Quando chegou, ele não conseguia controlar com a perna esquerda. E é o Vinicius, jogou no Flamengo. Não prepararam ele da forma correta, porque não melhoraram a perna esquerda dele, não melhoraram fundamentos técnicos dele, a relação dele de tempo e espaço no campo. Só melhorou lá fora".

Isso tem melhorado?

Perguntado na oportunidade se o Brasil tem aprendido com os erros, e investido em melhores preparações para seus jovens, o pentacampeão foi realista. Apesar de garantir que não será algo repentino, o ex-jogador afirmou que acredita que a mudança acontecerá daqui alguns anos ainda.

Vinícius Jr em seu primeiro ano de Real Madrid
Vinícius Jr em seu primeiro ano de Real Madrid / Créditos: Getty Images

"O Brasil vai dar um salto de qualidade daqui uns cinco ou seis anos. Começamos há cinco ou seis anos com cursos de treinador, de metodologia, e a CBF tem investido muito nisso. É algo que não é muito falado, talvez até pela imagem um pouco arranhada. Isso vai mudar o patamar do futebol brasileiro, tanto na formação dos treinadores, quanto na formação de metodologia, programas para base", completou.