Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BRASILEIRÃO!

Relembre os títulos brasileiros que foram definidos na última rodada!

Campeonato nacional já contou com diversas surpresa na ponta da tabela, inclusive de quem levantaria a taça

Redação Publicado em 23/02/2021, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu do Campeonato Brasileiro, conquistado pelo Flamengo - GettyImages
Troféu do Campeonato Brasileiro, conquistado pelo Flamengo - GettyImages

O Campeonato Brasileiro 2020 está chegando em sua reta final com a última rodada a ser disputada nesta quinta-feira, 25. Diferentemente do que vimos em alguns outros anos, desta vez, a competição nacional foi acirrada do começo ao fim, e com muitas surpresas.

A começar pela briga entre Internacional, Atlético-MG e Flamengo no início da competição, que gerou uma verdadeira dança das cadeiras entre as primeiras posições.

E claro, a mais impressionante delas, quando o São Paulo estava praticamente com a taça na mão, a sete pontos na frente do segundo colocado e deixou o título escapar com uma escorregada.

Quando tudo parecia estar praticamente definido, no momento em que o Internacional precisava apenas de uma vitória para ser campeão de forma antecipada, o Flamengo chegou com tudo e diminuiu essa chance.

Agora, o Rubro-Negro é quem ocupa a primeira posição e precisa apenas de si mesmo para garantir o bicampeonato, mas ainda assim precisa ligar o alerta, já que dependendo da combinação de resultados, pode ser ultrapassado.

A equipe comandada por Rogério Ceni, que não tinha sido ponteiro em nenhum momento da Série A, tem 71 pontos e ocupa a 1ª colocação, faltando apenas mais um jogo para o encerramento.

E já os gaúchos estão com 69 e ainda possuem chance de título, dependendo da combinação de resultados.

Dessa forma, o Brasileirão 2020 pode realmente ser decidido na última rodada, ou até mesmo nos últimos resultados, e por conta disso, o SportBuzz relembra aqui outras vezes em que a competição nacional esperou até o último segundo para ter um campeão. Confira:

Santos - 2004

Em 2004, o Athletico-PR liderou boa parte do Brasileirão, mas foi surpreendido e ultrapassado pelo Santos na penúltima rodada depois de perder para o Vasco.

Dessa forma, Furacão e Peixe chegaram com chances praticamente iguais de serem campeões na partida decisiva.

O Alvinegro jogava por uma vitória simples, enquanto os paranaenses precisavam ganhar e torcer por um tropeço paulista.

No entanto, o Santos, na época comandado por Vanderlei Luxemburgo não bobeou e fez a sua lição de casa da melhor forma, ganhando por 2 a 1 justamente diante do Vasco e faturando a taça em cima do adversário.

Corinthians - 2005

O Brasileirão de 2005 foi muito marcado pelas polêmicas dentro e fora dos gramados. Nele, Corinthians e Internacional chegaram até a rodada final com chances reais de título e separados apenas por 3 pontos.

Para ser campeão, o Timão precisava empatar ou ganhar do Goiás, enquanto o Colorado precisava ganhar do Coritiba e torcer para o Alvinegro perder.

Em Goiânia, o Esmeraldino até fez sua parte, ganhando por 3 a 2 dos paulistas. Porém, o Inter escorregou diante do Coxa, e assim, o Corinthians foi campeão brasileiro.

O troféu veio mesmo que vários jogos tiveram que ser disputados novamente por conta do escândalo da "Máfia do Apito".

São Paulo - 2008

Pelo Campeonato Brasileiro de 2008, São Paulo e Grêmio chegaram na última rodada separados por apenas 3 pontos, ou seja, uma vitória simples, mas com os dois tendo boas chances de título.

O Tricolor paulista garantiriaa a taça com um mero empate com o Goiás, enquanto o Imortal teria que ganhar do Atlético-MG e torcer por uma derrota São-Paulina.

A equipe comandada por Muricy Ramalho, porém, não deu chance para o azar e ganhou por 1 a 0 do Esmeraldino, confirmando a conquista.

Assim como aconteceu com o Tricolor agora, em 2020, o Grêmio também chegou a construir uma vantagem imensa no decorrer do torneio, mas foi ultrapassado pelo São Paulo na reta final.

Flamengo - 2009

Naquele que é chamado de "Campeonato mais emocionante da história dos pontos corridos", três clubes chegaram até a última partida com chance de título.

O Flamengo liderava, mas Internacional e São Paulo podiam conquistar a taça a qualquer momento caso vencessem e o Rubro-Negro tropeçasse.

No Maracanã lotado, o Flamengo viu o Grêmio sair na frente, mas conseguiu a vitória de virada, com gol decisivo do zagueiro Ronaldo Angelim, e foi decretado como o grande campeão.

Se não tivesse ganhado, inclusive, os cariocas teriam terminado em terceiro, já que o São Paulo e Inter golearam Sport e Santo André, respectivamente, na última rodada.

Fluminense - 2010

Pelo Campeonato Brasileiro de 2010, três times chegaram na última rodada podendo ser campeões: Cruzeiro, Corinthians e Fluminense, onde apenas dois pontos separavam as equipes.

Na rodada decisiva, o Alvinegro apenas empatou com o Goiás e ficou com o terceiro lugar e por mais que o Cruzeiro tenha vencido o Palmeiras por 2 a 1, os mineiros ficaram com o vice-campeonato.

Mas essas definições só foram possíveis porque o Fluminense derrotou o Guarani por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Brasileiro.

Corinthians - 2011

No ano seguinte a decisão acirrada de 2010, o Corinthians chegou decisivo a não bobear e levantar a taça de vez!

A equipe paulista e o Vasco chegaram até a última rodada com chances de título.

Apesar de disputar um clássico contra o Palmeiras, o Timão segurou o empate e como o Vasco também empatou com o Flamengo, o Corinthians se consagrou campeão brasileiro depois de conviver com um jejum de seis anos.