Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / Brasileirão

Campeão do Brasileirão 2020 pode levantar a taça com campanha que seria apenas a quarta melhor na edição de 2019

No campeonato passado, Flamengo foi campeão com 90 pontos, seguido por Santos e Palmeiras, ambos com 74

Redação Publicado em 22/02/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Flamengo e Internacional se enfrentaram pela 37ª rodada - Getty Images
Flamengo e Internacional se enfrentaram pela 37ª rodada - Getty Images

O Campeonato Brasileiro está se encaminhando para sua última rodada e ainda não possui um campeão definido, algo que não acontece desde 2011, quando o Corinthians levou a melhor sobre o Vasco.

Em 2019, o Flamengo do técnico português Jorge Jesus sagrou-se campeão de uma maneira jamais vista anteriormente no país. A equipe carioca marcou 90 pontos, com uma campanha que foi a melhor da era dos pontos corridos com 20 clubes, até aqui.

Já o campeonato de 2020 apresenta um cenário completamente diferente. Com certeza por ter sido uma temporada completamente atípica, com um calendário mais enxuto e um ano de pandemia onde tudo foi imprevisível, o campeão desta temporada será mais “modesto” do que o da temporada anterior.

Flamengo e Internacional são as duas únicas equipes com chance de título nessa última rodada e, independente de quem se sagrar campeão, será com uma campanha que não ficaria nem no “pódio” do Brasileirão 2019. Isto porque, naquela ocasião, além do líder Flamengo com seus 90 pontos, Santos e Palmeiras apareciam na sequência com 74 pontos, ambos.

Já este ano, caso os rubro-negros sejam campeões será com a pontuação máxima dos mesmos 74 pontos das equipes paulistas, enquanto os colorados só conseguem somar 72, ou seja, uma campanha equivalente à quarta colocação do campeonato passado.

Isso mostra o equilíbrio causado por uma temporada tão afetada pela pandemia da covid-19, onde os times tiveram desfalques durante todo o torneio, partidas adiadas, estádios vazios, etc.

A artilharia do campeonato também pode servir como fator de comparação, enquanto em 2019 Gabigol foi o artilheiro isolado do torneio com 20 gols, seguido por Bruno Henrique e Wellington Paulista com 12, este ano temos quatro jogadores no topo da artilharia, Thiago Galhardo (Internacional), Marinho (Santos), Luciano (São Paulo) e Claudinho (RB Bragantino), todos com 17 gols.