Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / POLÊMICOS!

Relembre as cinco expulsões polêmicas que aconteceram no Campeonato Brasileiro!

De comemorações exageradas a jogadores com pavio curto, as partidas do torneio nacional já contaram com inúmeros casos

Izabella Macedo Publicado em 21/05/2020, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre as cinco expulsões mais polêmicas que aconteceram no Campeonato Brasileiro - GettyImages
Relembre as cinco expulsões mais polêmicas que aconteceram no Campeonato Brasileiro - GettyImages

Ter um jogador expulso durante uma partida é algo que nenhum clube gosta de ter.

O rosto de decepção do treinador em ter que mudar o esquema tático por conta da saída de um atleta é algo evidente quando um momento desse acontece.

No entanto, existem inúmeras razões que são adotadas pelos árbitros para decidir tirar um jogador definitivamente de campo e muitas delas são contestadas quase que imediatamente por parte do elenco, comissão técnica e torcedores.

No Campeonato Brasileiro, por exemplo, os casos de expulsões polêmicas são parte rotineira do torneio.

Seja por um erro de arbitragem que muda todo o rumo da partida ou até mesmo aqueles jogadores que têm um o pavio curto, nenhuma expulsão é bem recebida.

Pensando nisso, o SportBuzz separou as cinco expulsões polêmicas que aconteceram no Brasileirão. Confira:

1- Felipe Melo

O jogador, que já conhecido por participar de lances polêmicos e que quase sempre envolvem um cartão vermelho, entrou em mais uma enrascada na partida diante do Bahia, pela 14ª rodada do Brasileirão de 2019.

Quando Felipe Melo ainda atuava como zagueiro, ele deixou o braço na disputa com o atacante Lucca. O lance foi tão grave que ele acabou sendo denunciado por agressão física.

Na época, o artigo previa pena mínima de quatro partidas e máximo de 12. O clube Alviverde recorreu para conseguir uma punição mais branda, para que o jogador não desfalcasse o elenco em tantos jogos e Felipe Melo foi punido com quatro partidas longe dos gramados.

2- Raniel

Pela 16ª rodada do torneio em 2019, o árbitro Anderson Daronco se baseou no VAR para expulsar o atacante Raniel, do São Paulo.

No primeiro tempo Tricolor diante do Vasco, o pé do jogador atingiu o rosto do volante Richard e se tornou um lance passível de cartão vermelho.

Depois de consultar o arbitro de vídeo, Daronco optou pela expulsão. No entanto, tal decisão causou uma grande polêmica, tanto para a torcida do São Paulo, como para os especialistas em arbitragem.

Sandro Meira Ricci, comentarista especializado no assunto, na época avaliou em transmissão da Rede Globo, que a expulsão foi equivocada e que o lance pedia apenas o cartão amarelo e não o vermelho.

"Nesse lance, o Raniel acerta o jogador do Vasco, mas não é um erro claro do Anderson Daronco. Se eu fosse o árbitro de vídeo, eu nem o chamaria. [...] Eu sou defensor da utilização do VAR. Principalmente em lances que envolvam a integridade física do jogador. Mas neste caso, o cartão vermelho foi exagerado", opinou o ex-árbitro.

Raniel, do São Paulo, foi expulso na partida diante do Vasco após o árbitro consultar o VAR (Crédito: Transmissão TV Globo)

3- Bruno e Guerrero 

Dessa vez a polêmica veio em dose dupla!

A 21ª rodada, ainda em 2019, onde o Flamengo era o líder isolado do Brasileirão, reafirmou a superioridade do elenco Rubro-Negro, especialmente depois da expulsão polêmica de Bruno e Guerrero pelo Internacional.

O lateral Colorado recebeu o cartão vermelho logo na primeira oportunidade no ataque da equipe carioca.

No lance, Gabigol invadiu a área, driblou Marcelo Lomba e na hora de finalizar, foi impedido por Bruno. Inicialmente, o jogador utilizou do puxão para parar Gabigol e depois optou por utilizar o braço para interceptar o chute.

Dessa forma, o pênalti para o Rubro-Negro foi marcado e o cartão vermelho apresentado para o lateral do Inter.

No caso de Guerrero, o peruano disputou a bola de cabeça e acabou com o supercílio sangrando. Após o lance, o jogador ficou bastante irritado e chegou a xingar o quarto árbitro e também o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, que não hesitou em mostrar o cartão vermelho, deixando o time gaúcho com dois a menos.

Guerrero é expulso da partida contra o Flamengo depois de xingar o árbitro (Crédito: Transmissão TV Globo)

4- Marcelo Lomba

Com mando de campo do Grêmio diante do Internacional, a 30ª rodada ficou marcada pela expulsão do capitão e goleiro Marcelo Lomba. O jogador deixou o gramado depois de uma entrada dura no atacante Luciano.

O lance gerou polêmica, já que o jogador gremista estava em posição de impedimento e o árbitro confirmou a posição ilegal na sequência do lance.

Na transmissão do jogo, Gustavo Villani, Roger Flores e Lédio Carmona demonstraram insatisfação com a decisão do árbitro.

"Mas que negócio de maluco! O Lomba vai ser expulso por uma jogada que não valia. VAR te catar. VAR te catar porque a tecnologia está à disposição da justiça do jogo. E não é o que a gente vê na Arena do Grêmio", declarou Villani.

Goleiro Marcelo Lomba chega forte no atacante Luciano e foi expulso do Gre-Nal (Crédito: Transmissão TV Globo)

5- Geuvânio

Por fim, a 11ª rodada do Brasileirão de 2015 contou com o lance envolvendo o atacante Geuvânio, do Santos.

O clube da baixada já não estava vindo de um momento bom, depois de ter perdido para o Internacional e acabou sendo derrotado em sua própria casa.

Aos 27 minutos, Geuvânio foi expulso. O atacante voltou ao campo depois de ser atendido pelo departamento médico e, como já tinha recebido cartão amarelo pela falta dura em Luan, foi advertido novamente e levou vermelho. 

A polêmica veio quando os santistas reclamaram alegando que o camisa 11 havia sido autorizado a retornar ao gramado, mas os argumentos não adiantaram.

Geuvânio recebe o segundo amarelo e é expulso (Crédito: Transmissão TV Globo)

5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.