Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ABSOLVIDO

Rafael Ramos é absolvido pelo STJD por caso de racismo

Rafael Ramos, lateral do Corinthians, foi absolvido nesta terça-feira, 13, por unanimidade da acusação de "ato discriminatório"; caso também corre na justiça comum

Redação Publicado em 13/09/2022, às 16h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafael Ramos foi absolvido pelo STJD - Getty Images
Rafael Ramos foi absolvido pelo STJD - Getty Images

Nesta terça-feira, 13, o STJD absolveu o lateral do Corinthians, Rafael Ramos, da acusação de ter praticado uma injúria racial contra Edenilson, jogador do Internacional. Os auditores optaram pela absolvição, em unanimidade, por acreditarem que todas as cinco perícias analisadas no processo foram inconclusivas e insuficientes para comprovar que o jogador teria dito a palavra "macaco".

Apesar de haver a possibilidade de recorrer, o advogado que representa o Inter no caso, Rogério Pastl, disse ao "GE" que irá esperar sair a decisão por escrito para tomar a decisão de levar adiante ou não. Do outro lado, o Corinthians divulgou uma nota em seu site que apoia a luta contra o racismo e agora deseja a sequência da carreira de ambos os atletas envolvidos no caso.

A denúncia foi feita de acordo com o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de "Ato Discriminatório". Em caso de condenação, o jogador seria submetido a uma multa de R$ 100 a 100 mil, além de suspensão de cinco a dez jogos. Apesar da decisão da justiça desportiva, o caso também corre na justiça comum, onde Rafael virou réu após a Vara Criminal aceitar a denúncia do Ministério Público.

A história aconteceu no jogo entre Internacional e Corinthians pelo primeiro turno do Brasileirão, no dia 14 de maio, quando Edenilson acusou o português Rafael Ramos de chamá-lo de "macaco". Após o jogo, o corintiano foi preso em flagrante pela polícia no estádio e liberado sob pagamento de multa de R$ 10 mil.

Rafael Ramos chegou ao Corinthians neste ano
Rafael Ramos chegou ao Corinthians neste ano/ Créditos: Getty Images

Após isso, ocorreram diversas perícias que foram analisadas e consideradas como "inconclusivas", o que fez com que o camisa 8 Colorado se irritasse e desabafasse em uma de suas redes sociais. No mesmo dia, ele apagou todas as suas publicações do Instagram e mudou o nome de sua conta para "macaco".